Rejuvenescimento Labial

É a partir dos 30 anos que se inicia o processo de envelhecimento, também atingindo a área dos lábios. As queixas costumam ser maiores na faixa dos 40, mas até uma década antes é quando a produção de colágeno e a elasticidade da pele começam a ser reduzidos. Dessa forma, o resultados são lábios mais finos, com rugas periorais e uma queda no ângulo da boca.

Como fazer o Rejuvenescimento Labial?

rejuvenescimento labial como fazer

Todo rejuvenescimento começa na prevenção. Para tentar fugir das rugas, não esqueça do protetor solar específico para área. Hoje em dia, existem muitos cremes específicos para frear o envelhecimento dos lábios e da boca, com substâncias hidratantes, com ação anti-inflamatória, regeneradora e que recupera os tecidos. Eles são ótimas opções para iniciar os cuidados desde cedo, por volta dos trinta anos.

No entanto, se os efeitos já estão fora de controle, existem opções estéticas para rejuvenescer os lábios e a área da boca. Conheça quais são e como funcionam:

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Mantém a beleza e o contorno natural, se tornando uma opção para rejuvenescer o sorriso. É um tratamento pouco invasivo, que já mostra resultados pouco tempo depois da aplicação. Durante o procedimento, dermatologista deve levar em consideração a forma dos lábios e do rosto do paciente, para formar um resultado harmonioso.

Na hora do tratamento, é importante que o paciente não esteja com machucados, herpes ou espinhas na região. Uma anestesia local com lidocaína é necessária na hora da aplicação, para proporcionar mais conforto durante e após o procedimento. É fundamental evitar a exposição ao sol durante a recuperação, para que a área não pigmente e deixe manchas. Os exercícios físicos também devem ser evitados por alguns dias após o procedimento, para impedir o inchaço.

Tratamento à Laser Fotona

Feito em quatro etapas, o laser promete aumentar o volume dos lábios, suavizar o bigode chinês e as rugas acima do lábio superior. É praticamente indolor e não queima. Sua forma de ação promove uma queima calórica de dentro para fora, gerando colágeno. Os resultados já podem ser percebidos após a primeira sessão.

A aplicação dura por volta de 30 minutos, e é feita nos lábios e na parte interna das bochechas. O ideal é que sejam feitas 4 sessões, a cada 15 dias.

Tratamento Caseiro para Rejuvenescer os Lábios

rejuvenescimento labial caseiro

Algumas opções caseiras podem ser feitas para melhorar a aparência dos lábios. Elas são repletas de nutrientes, fáceis e baratas de fazer.

Máscara para os lábios com mel

  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 ampola de vitamina E;
  • 1 colher (café) de azeite de oliva.

Para preparar, misture os ingredientes e passe nos lábios. Deixe por 15 minutos e enxágue em temperatura ambiente. Depois, aplique um batom ou manteiga de cacau com filtro solar.

Máscara para os lábios de gelatina

  • 1 colher (sopa) de pó de gelatina de morango;
  • 1 colher (café) de azeite de oliva.

Misture e aplique sobre os lábios com movimentos circulares. A gelatina é rica em colágeno, trazendo inúmeros benefícios para o rejuvenescimento dos lábios.

Vitaminas:

rejuvenescimento labial

Algumas vitaminas podem ajudar na hora de frear o envelhecimento. Conheça quais são elas:

  • Vitamina E: é um antioxidante natural, que combate os radicais livres. Eles são os responsáveis pela criação de rugas e linhas de expressão. A vitamina E age à longo prazo, reenergizando e hidratando a pele do rosto. Nos lábios, ela proporciona maior maciez e corrige as linhas de expressão;
  • Vitamina A: o retinol é derivado dessa vitamina. Ele ajuda na proteção do colágeno da pele, combatendo as rugas e as linhas de expressão. Também aumenta a elasticidade e regenera os lábios, minimizando as rugas e os poros largos.

Cuidados dos Lábios no Frio e no Calor:

mulher passando hidratante labial

No Verão:

Os raios UVA e UVB aumentam o risco de câncer na região dos lábios. O excesso de sol também causa envelhecimento precoce, deixando os lábios enrugados antes do tempo. Antes de sair, aposte em um protetor específico para os lábios. Reaplique-o a cada duas horas.

O hidratante labial também é importante pra evitar as rachaduras, que abrem caminho para micro-organismos nocivos. Opte pelos que têm vitamina C como substância principal.

Então, a dica geral para o calor é usar o protetor durante o dia e o hidratante à noite.

No Inverno:

No frio, os lábios costumam sofrer muito com o ressecamento, que causa descamação, fissuras, feridas e sangramento. Esse estado pode favorecer infecções mais graves, causadas por bactérias e fungos.

Algumas dicas são valiosas para impedir o ressecamento e envelhecimento dos lábios no inverno:

  • Beba muita água: para hidratar o corpo e, consequentemente, os lábios;
  • Jamais passe a língua nos lábios: a saliva pode amenizar o desconforto nos primeiros momentos, mas com certeza piora a situação ao longo do tempo;
  • Evite comidas muito quentes, salgadas ou apimentadas: elas podem irritar ainda mais a superfície labial e acabar piorando os sintomas;
  • Abuse dos hidratantes labiais: principalmente os com filtro solar, à base de vaselina ou cera de abelha. Passe-o de hora em hora, principalmente quando o lábio estiver exposto diretamente às baixas temperaturas.

Fontes:

https://www.redalyc.org/pdf/2655/265532575010.pdf

http://www.acm.org.br/acm/revista/pdf/artigos/1203.pdf

http://www.rvacbo.com.br/ojs/index.php/ojs/article/view/427

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo