Rejuvenescimento das Mãos

As mãos costumam ser uma das primeiras áreas a mostrar sinais de envelhecimento, assim como o rosto. Como está sempre bastante exposta a fatores agressivos, o desgaste das mãos é inevitável. Com o passar do tempo, o tecido celular subcutâneo da região vai diminuindo de espessura progressivamente, resultando em um aspecto seco e esquelético, tornando os tendões e as veias mais visíveis. Algumas alterações de pigmentação também ocorrem nas mãos, formando manchas.

É importante o cuidado com a exposição solar, e também a hidratação diária da pele das mãos. Para reverter ou atenuar os sinais da idade, é possível clarear as manchas e restaurar o volume da pele com procedimentos estéticos.

Tratamentos para Rejuvenescer as Mãos:

É grande a variedade de tratamentos estéticos para tratar os efeitos da idade nas mãos. Conheça os mais recomendados:

  • Peeling: é feito com ácidos que renovam a pele e retiram as manchas. Quase todos os peelings feitos no rosto podem ser feitos nas mãos, porém o processo de cicatrização será mais demorado. Ele é indicado para as mãos que apresentam manchas, pequenas marcas e imperfeições, normalmente lesões causadas pelo excesso de exposição ao sol. Um dos peelings mais utilizados é o de pasta ATA (ácido tricloroacético), que descama a área, promove renovação celular e o clareamento da região. Os preços variam entre R$ 500 e R$ 600;
  • Lipoenxertia: é um enxerto de gordura para as mãos. Indicado para a flacidez, os ossos aparentes ou as veias e tendões mais visíveis. Para realizar o método, é preciso uma anestesia local ou troncular. O procedimento costuma durar uma hora. Aspira-se gordura de outro local, e ela é implantada nas mãos;
  • Laser: ameniza as manchas das mãos, principalmente as manchas de sol. São diversos os aparelhos que podem ser utilizados, dependendo da orientação do seu médico. Deve-se realizar até 3 sessões. Depois do procedimento, aparecem crostas nos locais das manchas, que desaparecem em 7 a 10 dias. Nesse período, é preciso usar luvas protetoras e bastante protetor solar;
  • Bioplastia: é indicada para recuperar o volume e disfarças as veias e os tendões. É um tratamento simples, mas requere anestesia local. São introduzidas micro cânulas no dorso da mão, que implantam o PMMA (micro esferas de polimetilmetacrilato), recuperando o volume da região. Para esse procedimento, não é necessário cortes e pontos;
  • Sculptra (hidratante injetável): além de hidratar, melhora a elasticidade e aparência das mãos. No procedimento, é aplicado o ácido poliláctico, que vai aumentar a espessura da pele e a produção de colágeno, o que acaba suavizando as linhas e rugas;
  • Tightskin (infravermelho): melhora a elasticidade, a flacidez e a aparência das mãos. O paciente deve fazer 10 sessões para resultados duradouros.

Qualquer seja o procedimento escolhido, é muito importante que você evite a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos por cerca de 24 horas. No caso dos peelings, esse cuidado se estende para o período de 10 a 15 dias. Em vários desses tratamentos, a pele fica escura e grossa logo após o procedimento, para depois gerar uma “repitelização”. Por isso é tão necessário o uso diário de protetor solar.

Os tratamentos podem ser feitos de forma combinada, dependendo do grau de danos no envelhecimento e na perda de volume das mãos. Quando são iniciados por volta dos 40 anos, os resultados dos procedimentos são mais rápidos, sendo necessário um menor número de sessões.

Mesmo que o envelhecimento das mãos seja inevitável, é possível retardar os danos. O principal cuidado é o uso de protetor solar e hidratantes na área desde os primeiros anos de vida. A partir dos 30 anos, são recomendados os produtos anti-sinais e clareadores, que ajudam a manter a aparência jovem da região.

Antes e Depois:

Veja alguns resultados alcançados com procedimentos para rejuvenescer as mãos:

rejuvenescimento das mãos antes e depois mãos rejuvenescidas tratamento

Quais Cremes utilizar para o Rejuvenescimento das Mãos?

creme para rejuvenescer as mãos

O uso de cremes na área é amplamente recomendado, não só para prevenir, mas também para tratar o envelhecimento das mãos. Como estão constantemente expostas a agentes externos que agridem a pele (como mudanças de temperatura, raios solares, detergentes, produtos de limpeza), é essencial hidratar as mãos várias vezes ao dia, para evitar o ressecamento da região. A utilização de cremes também impede que elas percam a flexibilidade e a suavidade.

Existe uma variedade enorme de cremes no mercado. Os cremes nutritivos são importantes, mas não são os sugeridos no caso do rejuvenescimento das mãos. Para esse caso, procure pelos que contenham propriedades antienvelhecimento, como:

  • Vitamina E;
  • Vitamina C;
  • Ácido hialurônico;
  • Ácido salicílico;
  • Extrato de alcaçuz.

Aplique o creme pelo menos duas vezes ao dia.

Fontes:

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=5452&fase=imprime

https://www.redalyc.org/pdf/2655/265554362004.pdf

http://www.redalyc.org/html/2655/265545643003/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo