Rejuvenescimento Celular

O envelhecimento ocorre com a passagem do tempo, e é inevitável. No entanto, o envelhecimento precoce é causado pelos radicais livres, que atacam as células do corpo e ocasionam uma aparência mais desgastada e até doenças crônicas, como o câncer.

Todo o processo de envelhecimento depende de fatores genéticos e ambientais, além da forma com que o metabolismo de cada pessoa reage às agressões. E é nesse contexto que o rejuvenescimento celular entra em jogo. É importante manter a saúde das células para que não fiquem tão suscetíveis ao envelhecimento, por meio das agressões externas. Mas como fazer isso?

Alimentos que contribuem para o Rejuvenescimento Celular:

alimentos que rejuvenescem

Abacate

É altamente alcalinizante. O abacate é rico em vitamina E, substância essencial para uma pele macia. Seu consumo também evita e adia o aparecimento das rugas e das linhas de expressão do rosto. É rico também em gordura saudável, que garante a prevenção de doenças cardiovasculares. Deve ser consumido com cautela, pois é bem calórico. Adicione em saladas, vitaminas e na guacamole.

Vegetais Verdes

Brócolis, espinafre e alface são apenas alguns deles. Esse alimentos ajudam a manter o peso corporal baixo, eliminando as toxinas do organismo. Essa eliminação de excessos e impurezas é importante para o rejuvenescimento celular, evitando inúmeras doenças. São ricos em fibras, equilibrando o intestino e fornecendo mais vitalidade. Os vegetais verdes também contam com muitos antioxidantes e nutrientes que contribuem para o aspecto de pele rejuvenescida.

Frutas Vermelhas

Morango, amora, groselha, mirtilo e framboesa. Essas frutinhas são ricas em antioxidantes, o que as tornam muito benéficas para a pele. Elas protegem o corpo inteiro contra a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento. Além disso, ajudam a proteger contra os raios UV. São ricas em sílica, uma substância que mantém a elasticidade da pele.

Nozes, Castanhas e Azeite de Oliva

São ricos em gorduras saudáveis, que ajudam a proteger contra as doenças cardiovasculares. Assim, eliminam as substâncias tóxicas do organismo, contribuindo para o rejuvenescimento celular.

Batata-doce

Ajuda a manter a pele firme, porque é rica em caroteno, vitaminas C e B6, fibras, antioxidantes e cobre. Essas substâncias garantem uma maior produção de colágeno, que mantém a força e a elasticidade da pele, mandando embora os sinais do envelhecimento.

Vinho

Uma taça de vinho tinto por dia pode fazer maravilhas pelas suas células. A bebida é rica em antioxidantes, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, prevenindo também o câncer, o mal de Parkinson e o Alzheimer.

Aveia

Rica em vitamina B, fibras e proteínas, a aveia faz bem para a pele, para os cabelos e para unhas, além de nutrir o sistema nervoso. As fibras da aveia auxiliam no sistema digestivo, e as proteínas mantém os níveis de energia elevados. Tudo isso contribui para o organismo, rejuvenescendo as células.

Sardinhas e Anchovas

São ricas em ômega 3, que ajuda a retardar a deterioração do cérebro com a idade. Dessa forma, contribuem para frear o envelhecimento e os seus efeitos.

Como evitar as Rugas de Expressão?

rejuvenescimento celular rugas

Para evitar as rugas de expressão, experimente adicionar essas dicas ao seu dia a dia:

  1. Utilize dermocosméticos, como os cremes anti-idade. Prefira os produtos que contém retinol, antioxidantes e vitaminas C e E;
  2. Dê uma chance aos procedimentos estéticos, como os peelings, laseres, luz pulsada, etc. Eles foram criados especificamente para tratar e prevenir as rugas e as linhas de expressão;
  3. Evite a exposição prolongada ao sol, aplicando sempre filtro solar, de três em três horas;
  4. Esfolie o rosto e o pescoço periodicamente, com movimentos leves e circulares;
  5. Evite banhos muito quentes, que podem ajudar no aparecimento de rugas e deixar a pele mais flácida e sensível;
  6. Não durma com maquiagem, deixe a pele respirar;
  7. Evite o consumo de álcool e cigarro, que são prejudiciais para a pele. Eles aceleram o processo de envelhecimento, reduzindo a produção de colágeno.

Fontes:

http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/451

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/70081

http://www.redalyc.org/html/2655/265525264005/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo