Saiba tudo sobre pigmentação esfumada

Hoje em dia existem diversos métodos para conquistar sobrancelhas grossas e bem preenchidas. Desde métodos menos invasivos e manuais, como a maquiagem, usando sombra ou lápis para sobrancelha, até métodos que precisam de aparelhos específicos para pigmentar a pele. Alguns métodos, como a henna, podem deixar as sobrancelhas extremamente pigmentadas e com aspecto artificial, mas graças à tecnologia existem opções para deixar as sobrancelhas preenchidas e naturais.

Um destes métodos é a micropigmentação esfumada. A micropigmentação esfumada é uma forma de micropigmentação mecânica, porém a técnica primeiro delimita a sobrancelha e depois espalha o pigmento, formando um degradê. O degradê de pigmentos na região acaba por dar um aspecto suave e natural, muito parecido com o preenchimento com maquiagem.

Mulher com sobrancelhas com micropigmentação esfumada

O que é?

A micropigmentação esfumada é a técnica da pigmentação feita em degradê. Essa técnica proporciona uma sobrancelha bem preenchidas, mas sem abrir mão do aspecto natural. Por ser uma técnica realizada em uma área maior que a micropigmentação, o tempo de cicatrização é maior, após a cicatrização é possível ver o resultado pleno da pigmentação esfumada. Primeiro é feito o design da sobrancelha, retirando os pelos de fora da área meticulosamente marcada pela esteticista. Só então, é aplicada uma pomada anestesiadora e então é feito o procedimento. É usado um dermógrafo, equipamento igual ao do procedimento fio a fio, porém é feito o desenho da sobrancelha com o aparelho e então é espalhado o pigmento dentro da região pré definida da sobrancelha.

Para que serve?

A micropigmentação esfumada serve para pessoas que não possuem tantas falhas nas sobrancelhas. Ela deixa um aspecto de sobrancelha preenchida com maquiagem, não parecendo um procedimento mecânico. Ao finalizar o procedimento, o rosto ganha um aspecto mais expressivo e harmônico. Muitas mulheres buscam o procedimento a fim de preencherem as sobrancelhas, mas o método de pigmentação esfumada é mais indicado para mulheres com sobrancelhas com poucas falhas, servindo geralmente para corrigir o formato.

Gráfico do arqueado das sobrancelhas.

Após o procedimento ser realizado, a mulher fica com um olhar marcante, mas ao mesmo tempo natural. Dependendo do tipo de pele e do pigmento utilizado, a micropigmentação dura mais que um ano, podendo variar conforme as condições climáticas e os cuidados com a pele. A micropigmentação esfumada também serve para corrigir procedimentos anteriores, como micropigmentações mal sucedidas ou maquiagem definitiva, mas para cada caso será necessário a consulta com um dermatologista. É necessário fazer a avaliação antes de colocar mais pigmento na região.

Depoimentos

“A escolha de um profissional capacitado é muito importante, então é fundamental saber sobre a formação dessa pessoa e conhecer o resultado de trabalhos anteriores. Como o design é feito a mão livre, é importante saber se o traço do profissional te agrada, para que o resultado do seu procedimento esteja de acordo com o que você espera. Na minha primeira sessão, defini com a esteticista que queria uma sobrancelha muito natural, então decidimos utilizar a técnica de fio a fio com o indutor manual Tebori, porém no meu retoque, eu quis uma sobrancelha um pouquinho mais marcada, com aspecto de como se eu tivesse as preenchido com sombra, então decidimos fazer a técnica de esfumado com o indutor elétrico. 

Primeiro a esteticista higienizou toda área ao redor das minhas sobrancelhas e aplicou um anestésico tópico no local. Logo após o anestésico agir, ela começou a fazer o design da minha sobrancelha, mediu tudinho (através de técnicas de visagismo) e fez todas as marcações, para que o design ficasse ideal para o formato do meu rosto. Depois do desenho pronto, ela tirou o excesso dos pelos e me mostrou como ficou, para ver se eu aprovaria o formato antes de começar a micropigmentar a região.  O indicado é que a cor escolhida seja idêntica a cor natural do seus fios, para um resultado mais perfeito, mas a decisão final sobre o tom escolhido é sempre acordado entre profissional e cliente.

Antes, durante e depois do procedimento de micropigmentação esfumada.

No meu caso eu praticamente não senti nada e o procedimento foi super tranquilo, mas durante esse processo, pode ser que o cliente sinta alguma dorzinha, pois mesmo com o anestésico, a sensibilidade varia muito de pessoa para pessoa. Eu gostei bastante do resultado final da minha micropigmentação, minhas falhas foram corrigidas de forma super natural, exatamente como eu queria!”

Depoimento da blogueira Melina, do blog A gente curte. Você pode ler o texto na íntegra aqui. Confira também no vídeo abaixo como funciona o procedimento.

Funciona?

A micropigmentação esfumada funciona, mas como qualquer outro procedimento de pigmentação, é necessário uma série de cuidados. Quando bem cuidada, desde a aplicação, pode durar até um ano. Assim que cicatrizar, é necessário voltar para retocar. É normal que durante a cicatrização da micropigmentação, o pigmento desbote e apareçam falhas. Para isso, o retoque irá complementar o procedimento anterior.

É completamente normal que nos dias seguintes ao procedimento a pele fique um pouco inchada e vermelha. O processo de cicatrização da pele também faz com que a pele comece a soltar pigmento e casquinhas. É recomendado não coçar o local ou retirar essas casquinhas, pois pode prejudicar a pigmentação. Pode ser necessário utilizar cremes que ajudem a cicatrizar a pele ou cremes hidratantes.

Antes e depois do procedimento de micropigmentação esfumada

Lembre-se de seguir todas as indicações da esteticista ou dermatologista, como: não tomar sol durante um determinado período de dias, usar protetor solar facial diariamente, não usar cremes faciais ácidos ou esfoliantes por um período mínimo, não tomar banho de mar ou em qualquer outro lugar onde o ph da água seja diferente do normal. Todas as recomendações são para manter o pigmento e evitar a formação de queloides na região.

Onde Encontrar?

Em clínicas especializadas em micropigmentação talvez seja possível encontrar o método esfumado. Procure por estéticas certificas e profissionais qualificados para realizar o seu procedimento, para evitar problemas dermatológicos posteriormente.

Preço

É possível encontrar a micropigmentação esfumada por um preço inicial de R$150,00. O valor pode chegar a R$700 a sessão.

 

 

Fontes:

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2015/06/micropigmentacao-de-sobrancelhas-conheca-tecnica-que-caiu-no-gosto-das-famosas.html

http://www.purepeople.com.br/noticia/micropigmentacao-de-sobrancelhas-10-duvidas-respondidas-por-uma-profissional_a251481/1

O que é micropigmentação de sobrancelhas e quais seus riscos e cuidados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo