Perder peso

Você é daquelas pessoas que já fez de tudo para emagrecer e mesmo assim não perdeu todo peso que queria? Sofre com o efeito sanfona? Precisa emagrecer de forma rápida e não sabe como? Saiba que aqui você vai ter dicas sobre como acelerar o processo do emagrecimento e perder peso com saúde!

Para emagrecer com saúde é preciso que o corpo gaste mais calorias do que consome. Para isso, nada melhor do que adquirir hábitos alimentares alinhados com atividades físicas. Mas isso não significa fazer dietas restritivas e ir para academia os 7 dias da semana.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que emagrecer nem sempre é somente sinônimo de boa forma e beleza. Perder peso também é questão de saúde. É possível perder peso saudavelmente de forma simples e prática, sem passar trabalho nem fome, e ainda comendo de tudo um pouco.

Se você está em busca da boa forma, confira aqui algumas dicas simples para criar uma rotina que ajuda a perder peso sem passar dificuldades!

Perder Peso com Saúde

Como perder peso de forma saudável

A perda de peso deve estar alinhada com a saúde para ter um efeito positivo e rápido. Nada adianta você apostar em uma dieta altamente restritiva e causar um deficit de nutrientes no organismo, causando descontrole e efeitos colaterais que vão interferir no seu bem-estar.

Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso promover a saúde, para depois pensar na perda de peso. Para isso, procure fazer uma bateria de exames antes de começar os novos hábitos saudáveis. Já parou para pensar que sua dificuldade em perder peso pode estar ligada a tireoide alta ou alguma outra anomalia no organismo?

Ao cuidar da sua saúde, fica mais fácil alcançar a boa forma. Até a mentalidade começa a mudar e facilitar as escolhas na hora da alimentação. Feito isso, é hora de pensar nos hábitos que vão ajudar na perda de peso definitivamente.

Perder Peso Rápido

Perder peso em 30 dias

As dicas a seguir são fáceis e práticas. Mudanças de hábitos que, se seguidas regularmente, podem fazer perder peso mais rápido e adquirir a tão sonhada boa forma saudavelmente.

Anote tudo e inspire-se para começar a perder peso o quanto antes!

1- Perder Peso Correndo

Correr é uma das atividades físicas mais completas, trazendo benefícios para saúde e para a boa forma. A corrida melhora o condicionamento aeróbico, aumenta a atividade das enzimas e dos hormônios que estimulam os músculos, além de ajudar o coração a trabalhar melhor. Dentre os principais benefícios estão a perda de peso, saúde cerebral, fortalecimento de articulações e ossos, firmeza nas coxas e pernas, além da prevenção de doenças como o câncer.

2- Perder Peso Dançando

Dançar também é uma atividade que ajuda a emagrecer, pois movimenta todas as partes do corpo. Dentre os benefícios estão: queima de calorias, melhora no condicionamento físico, fortalecimento da musculatura corporal e ossos, melhora na frequência cardíaca, saúde do coração, melhora na respiração, liberação de serotonina e endorfina, redução de dores, melhora no bom humor, prevenção do envelhecimento precoce e melhora na autoestima.

4- Perder Peso Caminhando

Engana-se quem pensa que caminhar não ajuda emagrecer. Bem pelo contrário, além da redução de medidas, reservar alguns minutos ou horas para caminhar traz inúmeros benefícios para saúde, como redução de inchaço, perda de peso, prevenção da obesidade, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, melhora na postura corporal, combate do estresse e ansiedade, relaxamento de músculos, nuca e ombros, prevenção de doenças cardiovasculares, infartos e hipertensão.

5- Perder Peso Pulando Corda

Pular corda emagrece

Sabia que pular corda queima calorias? Em média, perde-se 10 calorias por minuto! Ou seja, é possível queimar mais calorias em 20 minutos do que correndo. Além disso, aumenta agilidade e coordenação de mãos e olhos, tonifica os músculos inferiores, fortalece músculos centrais, melhora postura e tonifica o corpo como um todo.

6- Prefira Alimentos que Queimam Gordura

Sabia que existem alguns alimentos que estimulam a queima de gordura acumulada? Por isso, uma vez ou outra, procure substituir alguns alimentos convencionais por outros mais saudáveis e menos calóricos. É o caso do chá de hibisco, lichia e farinha de amora.

7- Consuma Alimentos que Desincham

Existem alimentos que provocam a retenção de líquidos, fazendo inchar e aumentar o peso. Para evitar esse tipo de situação, procure consumir diariamente os alimentos que fazem uma boa digestão e desincham o corpo. Como exemplo, prefira os ricos em ômega 3, como frutos do mar em geral, linhaça e castanhas. Esses alimentos ainda promovem o emagrecimento devido a ação anti-inflamatória.

8- Tenha Horários Regulares para Comer

Mantenha horários fixos para se alimentar e nunca pule refeições, pois isso fará com que o corpo funcione melhor, evitando a fome, controlando o apetite e a saciedade. O café da manhã é a principal refeição do dia, é ele que dará sustentação e energia para o dia inteiro. Por isso, nunca deixe de fazer essa refeição. Tenha também horários para lanchinhos durante o dia, para sustentar a saciedade até que chegue o momento das refeições principais. Mas não esqueça que essa rotina alimentar deve ser equilibrada, natural e saudável.

9- Beba muitos Líquidos durante o Dia

Beber água ajuda emagrecer

Beber líquidos durante o dia ajuda a evitar a retenção de líquidos, eliminando o acúmulo de toxinas nocivas no corpo que causam o excesso de peso. Por isso, mantenha uma rotina regada a água, água de coco, sucos naturais sem açúcar ou chás sem açúcar. Procure evitar refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e bebidas alcoólicas.

10- Não Beba durante as Refeições

É importante salientar que beber durante as refeições dificulta a digestão, além de aumentar o volume do estômago e, consequentemente, a barriga. Por isso, prefira deixar as bebidinhas para 1 hora antes ou 1 hora depois da refeição.

12- Aumente a Saciedade

Prefira comer alimentos ricos em valores nutricionais. Dessa forma, é possível manter o corpo saciado por mais tempo, afastando a fome. Nesse sentido, prefira as fibras que também promovem a perda de peso. Como exemplo, estão as frutas, cereais integrais como arroz, trigo, centeio, cevada e aveia; leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, além de verduras e legumes. Aproveite para apostar nas sementes como chia, linhaça e de abóbora que, além das fibras e da saciedade, ajudam a queimar calorias.

13- Acelere o Metabolismo com a Alimentação

Ter um metabolismo lento dificulta o emagrecimento. Para reverter esse quadro, o ideal é buscar por alimentos com ação termogênica para estimular a queima calórica. São eles: pimenta, cúrcuma, chá verde, canela, gengibre e café.

14- Faça um Prato Equilibrado e Variado

Dieta para perder peso

Um prato equilibrado e variado é ideal para uma alimentação sustentável e que mantém a saciedade por mais tempo, além de promover benefícios ao corpo como um todo, ajudando na perda de peso. Aposte sempre em um prato rico em verduras e legumes com mais de uma cor, alimentos integrais, sem mistura de carboidratos (de preferência aos complexos), com proteína e fibras. Comer até 3 frutas diferentes durante o dia também constitui uma alimentação saudável e nutritiva.

15- Evite a Restrição

Restrições alimentares nunca dão certo e só levam a compulsão. Por isso, evite dietas que impedem o consumo de muitos alimentos, pois quando você priva seu corpo daquilo que ele está acostumado a comer, a falta fará com que dificulte a adaptação alimentar. O ideal é diminuir a quantidade aos poucos, nunca totalmente. Dessa forma evita-se a compulsão alimentar e o temido efeito sanfona quando voltar a comer normalmente.

16- Tenha Dias para Comer o que quiser

Dieta saudável

Já ouviu falar no “dia do lixo”? Esse é o momento propício para comer o que quiser e é totalmente saudável. Afinal, sair da dieta uma vez ou outra ajuda o corpo a manter-se equilibrado e com perda de peso contínua. Afinal, comer somente alface e tomate uma hora deixa de fazer efeito, não é mesmo?! Por isso, é preciso ter em mente que comer gorduras de vez em quando não faz engordar, mas sim a quantidade exagerada e habitual.

17- Beba Chá

Os chás são ótimas opções para desintoxicar o organismo e eliminar toxinas prejudiciais do corpo, além de facilitarem a digestão, aumentarem a saciedade e ainda estimular a queima calórica. Aposte no chá verde, preto, chá de canela e de hibisco.

18- Diminua o Sal e o Açúcar

O sal em excesso aumenta o risco de hipertensão e causa retenção de líquidos. Já o consumo do açúcar de forma exagerada gera o acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Por isso, prefira temperos naturais como ervas e pimenta; para adoçar, mel e açúcar mascavo são os mais indicados.

19- Pratique Atividades Físicas Diferentes

Focar apenas em atividades aeróbicas não é a maneira certa de fazer atividades físicas para queimar gordura. Procure intercalar com exercícios mais pesados, forçando a perda de peso e o fortalecimento muscular.

20- Perder Peso na Academia

Se você possui tempo disponível para atividades físicas regulares e mais pesadas, aposte em academias. Existem milhares de serviços em um único lugar, desde musculação, funcional, zumba, crossfit, jump, dentre outros. Por isso, procure a mais próxima de você e certifique-se do que ela pode oferecer que lhe interessa.

O ideal é intercalar musculação com outras atividades. Assim, além de não enjoar, é possível queimar calorias mais rápido e trabalhar diferentes partes do corpo, tonificando cada uma delas.

Perder Peso Rápido com Dieta

Perder peso em uma semana

Sabemos que começar uma alimentação saudável de uma hora para outra não é fácil. É preciso se preparar, abastecer a geladeira e elaborar um cardápio semanal com alimentos variados, nutritivos e saborosos.

Por isso, escolhemos algumas dicas para montar um cardápio saudável, com alimentos fáceis de encontrar em qualquer mercado, com opções versáteis e gostosas, pra ninguém passar fome.

Confira um cardápio para perder peso mais rápido:

Dia 1

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com requeijão sem lactose + 1 copo de leite desnatado sem lactose
  • Lanche da manhã: 1 fruta
  • Almoço: Sopa de legumes
  • Lanche da tarde: 1 barra de cereal light
  • Jantar: 1 filé de frango grelhado + 2 medidas de arroz integral + 1 copo de suco natural
  • Ceia: Chá verde ou de hibisco

Dia 2

  • Café da manhã: 1 xícara de leite sem lactose + 3 bolachas água e sal + uma geleia light para passar nas bolachas
  • Lanche da manhã: 1 barra de cereal light
  • Almoço: 1 salada + 2 medidas de arroz integral + 1 fatia de filé de frango grelhado
  • Lanche da tarde: 1 iogurte sem lactose
  • Jantar: Sopa de legumes
  • Ceia: Chá verde ou de camomila com limão

Dia 3

  • Café da manhã: 1 fruta + 4 bolachas água e sal + requeijão sem lactose
  • Lanche da manhã: 1 iogurte sem lactose
  • Almoço: Salada + 2 medidas de arroz integral + 1 fatia de filé de peixe grelhado
  • Lanche da tarde: 1 mamão
  • Jantar: Sopa de legumes
  • Ceia: 2 cortes de queijo fino

Dia 4

  • Café da manhã: 1 copo de suco de fruta natural sem açúcar + 1 fatia de pão integral com grãos + requeijão sem lactose
  • Lanche da manhã: 1 iogurte sem lactose
  • Almoço: Sopa de legumes
  • Lanche da tarde: 1 maçã
  • Jantar: 2 unidades de filé de frango grelhado + 2 medidas de arroz integral + 1 copo de suco natural de laranja
  • Ceia: Meio abacate

Dia 5

  • Café da manhã: 1 copo de leite desnatado sem lactose + 1 fatia de pão integral com grãos + 2 fatias de peito de peru light
  • Lanche da manhã: 1 cenoura fatiada em palitos
  • Almoço: 2 medidas de arroz integral + 1 peito de frango grelhado
  • Lanche da tarde: Salada de frutas sem açúcar
  • Jantar: Sopa de legumes
  • Ceia: Chá verde ou de gengibre com canela

Dia 6

  • Café da manhã: 1 copo de suco natural + 6 bolachas água e sal + geleia light
  • Lanche da manhã: 1 fruta
  • Almoço: Sopa de legumes
  • Lanche da tarde: 1 fruta
  • Jantar: 2 hambúrgueres de frango grelhado + 2 medidas de arroz integral + 1 copo de suco natural
  • Ceia: Chá verde

Dia 7

  • Café da manhã: 1 copo de suco de limão + 2 fatias de pão integral + 2 fatias de peito de peru
  • Lanche da manhã: 1 barra de cereal
  • Almoço: Salada de folhas verdes + 1 tomate + 2 medidas de arroz integral + 1 filé de frango grelhado
  • Lanche da tarde: 1 fruta
  • Jantar: Sopa de legumes
  • Ceia: Chá verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo