O que é micropigmentação?

Sobrancelhas bem cuidadas garantem um rosto belo e expressivo. A moda das sobrancelhas mais finas marcou os anos 2000, porém as sobrancelhas finas já não são consideradas mais tão bonitas quanto eram antigamente. Várias celebridades são lembradas pelas sobrancelhas grossas que marcam bastante as expressões. Sobrancelhas perfeitas e bem preenchidas é o sonho de quase toda mulher, mas infelizmente isso ainda não é a realidade de todas, seja por falhas naturais ou por retirada excessiva dos pelos. As sobrancelhas marcam a nossa expressão e tem papel fundamental na harmonização do nosso rosto.

Mulher com a boca tapada e apenas os olhos de fora.

Atualmente existem diversos métodos para conquistar as sobrancelhas grossas e bem preenchidas dos sonhos. Alguns são mais invasivos, como a tatuagem e a maquiagem permanente. Outros são temporários e menos efetivos, como o preenchimento com maquiagem. Outros métodos podem não trazer os resultados desejados imediatamente, como o preenchimento com henna. Felizmente, a tecnologia pode desenvolver melhor métodos milenares, que trazem resultados rapidamente de forma prática e segura. O microblading e a micropigmentação são evoluções de uma técnica milenar japonesa chamada tebori. O tebori foi evoluindo e hoje é a principal ferramenta da microblading. Apesar do tebori ser usada na técnica do microblading, foi esta mesma prática que deu origem à micropigmentação, cuja utilidade é a mesma, porém é feito com outras ferramentes.

O que é?

A micropigmentação é uma técnica de preenchimento das sobrancelhas. Diferente da tatuagem e da maquiagem permanente, a micropigmentação é feita em uma camada superficial da pele, onde há a renovação celular. Por isso, é normal a micropigmentação desbotar com o tempo. O processo para a micropigmentação começa com o uso do paquímetro – um instrumento para medir o rosto – que irá mostrar qual a grossura e distância ideal das sobrancelhas. Esse passo é importante para realizar o procedimento de pigmentação de forma harmoniosa com o formato do rosto.
Antes e depois sobrancelhas com micropigmentação
Somente após essa harmonização feita pelo esteticista e aprovado pelo cliente, que será feita a micropigmentação. Na micropigmentação é usado um aparelho chamado dermógrafo, que diferente do tebori e do microblading, só funciona por indução elétrica. O dermógrafo possui uma agulha na ponta, que irá perfurar a pele e aplicar o pigmento no local. Pode ou não ser aplicada anestesia local. O resultado da micropigmentação costuma ser mais marcado e expressiva do que a pigmentação por microblading. Após a aplicação do pigmento, a pele cicatriza e absorve o pigmento. Um dos processos de cicatrização é a descamação da pele, então é 100% normal que uma parte do pigmento saia em casquinhas neste processo. Após o primeiro mês é necessário o retoque, para garantir os resultados desejados.

Depoimentos

“Hoje vou falar apenas do procedimento em geral, como ainda estou em fase de cicatrização, não dá pra mostrar resultado final que contarei mais pra frente. De manhã tudo tranquilo, fiz o design simétrico e a tarde a tal micropigmentação, gente doeu, eu chorei, quase sai correndo, elas passam anestésico, mas não sei que houve que não pegou, já pra finalizar, pois não aguentava mais a instrutora usou outro anestésico e eu pude suportar os retoques, tranquilo!
Eu fiz a micropigmentação esfumada, não é a fio a fio, a minha ela parece que passei o lápis de sobrancelha ou henna, mas pretendo depois fazer a fio a fio. Juro, quando finaliza e você olha, você se pergunta o que foi que você fez, fica muito marcado, fica muito grossa, fica muito vermelha, eu tenho rosácea e fico vermelha por qualquer coisa, então sai com 2 taturanas na testa, peguei metrô paguei maior mico… rsrs
Micropigmentação esfumada e fio a fio
Mas hoje com 15 dias, amei, acho que precisarei de retoque, os 7 primeiros dias são os piores, pois requerem cuidados com instrução, e são chatinhos, pois coça, dói, fica inchado, mas hoje com 15 dias estão bem naturais, parece mesmo um esfumado com lápis super discreto. A micropigmentação não é definitiva em alguns casos pode durar de 1 a 5 anos, isso vai depender do seu tipo de pele, cuidados que você tenha, em pele oleosa com a minha, a tendência durar menos, procedimento é parecido com de uma tatuagem, mas fica super natural.” – Depoimento da blogueira Isa Araújo. Você pode ler na íntegra clicando aqui.
Confira também o depoimento da vlogueira Carol Domingos, que relatou a sua experiência com micropigmentação no vídeo abaixo:
https://youtu.be/gK3PYpBzLyI

Para que serve?

A micropigmentação serve para preencher as falhas naturais ou não da sobrancelha. Com o equipamento adequado e a pigmentação mais harmônica com a pele do cliente, é feito uma espécie de “tatuagem” em uma camada mais superficial da pele. A micropigmentação serve para proporcionar um aspecto harmonioso e bem expressivo ao rosto, usando métodos cientificamente comprovados para deixar o rosto mais belo. Por ser um procedimento mecânico, requer um profissional certificado para obter os melhores resultados e garantir a sua segurança.

Funciona?

Funciona, mas como todo procedimento estético, a micropigmentação requer uma série de cuidados para manter a coloração desejada por mais tempo. Quando bem cuidada, a micropigmentação dura de 1 a 5 anos. É necessário voltar na estética após um breve período de tempo (geralmente 30 dias) para retocar o pigmentação e corrigir possíveis falhas. Após o retoque, o pigmento será completamente absorvido pela pele e será cicatrizado. É completamente normal que nos dias seguintes ao procedimento a pele fique um pouco inchada e vermelha. O processo de cicatrização da pele também faz com que a pele comece a soltar pigmento e casquinhas. É recomendado não coçar o local ou retirar essas casquinhas, pois pode prejudicar a pigmentação. Pode ser necessário utilizar cremes que ajudem a cicatrizar a pele ou cremes hidratantes.

Mulher fazendo micropigmentação

 

Onde Comprar?

Quase todas as estéticas e salões de belezas mais profissionalizados oferecem o serviço de micropigmentação. Procure sempre profissionais qualificados e consulte um dermatologista. Apenas profissionais podem garantir resultados harmoniosos, seguros e satisfatórios para você. Converse com o seu médico antes da micropigmentação para garantir que não haverá reações alérgicas ao pigmento e a formação de queloides no rosto. É muito importante você verificar a composição do pigmento usado, lembre-se que várias estéticas usam pigmentos à base de chumbo e que o chumbo pode trazer consequências a longo prazo.

Preço

O preço varia conforme a região e com a estética escolhida. Algumas redes de estéticas oferecem o serviço à partir de R$350,00 podendo variar até R$700,00 o procedimento.

 

Fontes:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/thamires-tancredi/noticia/2016/06/micropigmentacao-e-as-melhores-tecnicas-para-preencher-e-definir-sobrancelhas.html

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/03/saiba-como-ter-sobrancelhas-arqueadas-de-hariany-do-bbb19.html

https://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/06/MICROPIGMENTACAO-DE-SOBRANCELHAS.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo