Quais são os Benefícios da Micropigmentação Capilar?

A calvície é um problema bastante comum que acomete pelo menos 50% dos homens, mas que também pode atingir mulheres de todas as idades. Segundo estudos, a alopécia no público feminino está relacionada à tensão emocional causada pelo ambiente atual em que vivem. Além de fatores hormonais e genéticos, a ansiedade presente nas mulheres é uma das principais causas da queda de cabelo.

A prevalência masculina está relacionada à maior quantidade de testosterona, principalmente na idade de 17 anos, fazendo com que o homem sofra com calvície até os 26 anos. Isso ocorre porque esse hormônio, quando em contato com o folículo capilar, age produzindo fios mais fracos e finos, que são reduzidos conforme o passar do tempo. Além disso, é importante ressaltar que fatores hereditários também estão envolvidos com a ocorrência do problema, caracterizado pela perda de cabelo nas regiões frontais e coroa da cabeça.

Por envolver fatores estéticos, a perda de cabelo pode causar diversos incômodos e afetar consideravelmente a autoestima de uma pessoa. Em alguns casos, a insegurança desencadeada pelo problema pode até mesmo impedir que o indivíduo se relacione com outras pessoas. Além disso, a ideia de que está envelhecendo, principalmente nos homens, pode atingir o estilo de vida e causar infelicidade e desânimo para exercer suas atividades cotidianas.

Em busca de reparar esses danos, diversos procedimentos estéticos foram criados, como a Micropigmentação Capilar que, exclusivamente, tem chamado atenção pelos seus resultados surpreendentes e totalmente realistas.

O que é Micropigmentação Capilar?

homem com micropigmentação capilar

A Micropigmentação Capilar é um procedimento estético que busca corrigir falhas no couro cabeludo, simulando a existência de cabelo através da micropigmentação. Dessa forma, é possível disfarçar a calvície e combater os problemas de autoestima gerados por ela, fazendo com que a pessoa se sinta mais segura em relação a sua aparência.

Na micropigmentação, o profissional aplica uma tinta no couro cabeludo por meio de microagulhas, imitando um fio de cabelo em crescimento. Diferente da tatuagem, esse procedimento atinge uma camada mais superficial da pele, causando a impressão de que a pessoa possui mais cabelo. Por esse motivo, é preciso que se realize uma avaliação antes de iniciar o processo, a fim de definir a coloração ideal do fio e não errar o tom do pigmento.

O método é realizado através de sessões, que são definidas conforme a intensidade de queda de cabelo, com um intervalo de pelo menos 20 dias entre cada para não haver danos à saúde. Além disso, é importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados para uma melhor permanência dos resultados.

Por se tratar de um procedimento quase definitivo, é extremamente recomendado que se procure um profissional especializado para realizar o tratamento e evitar erros ou arrependimentos.

Para que Serve?

A Micropigmentação Capilar é uma técnica recomendada tanto para homens quanto para mulheres que buscam reduzir os efeitos causados pela queda de cabelo, assim como para quem procura esconder cicatrizes na região. Dessa forma, é possível oferecer o aumento de autoestima e uma melhora na qualidade de vida da pessoa, evitando os problemas gerados pela aparência do couro cabeludo.

Como Fazer?

médico realizando micropigmentação capilar em cliente

Antes de realizar o procedimento, é preciso procurar um profissional especializado em Micropigmentação Capilar, pois os resultados podem ser bastante desagradáveis quando o processo não é feito da forma correta.

Em um primeiro momento, o profissional irá escolher a melhor coloração da tinta para simular o folículo em crescimento, e desenhar a linha frontal do seu couro cabeludo. É importante ressaltar que essa linha varia para cada pessoa, pois os formatos são diferentes e devem ser personalizados para que a existência de cabelo na região pareça totalmente realista.

Para pessoas que procuram apenas preencher pequenos locais com a Micropigmentação Capilar, o procedimento pode ser mais simples. Além disso, em alguns casos, o valor pode ser consideravelmente reduzido quando comparado a uma micropigmentação em toda a cabeça.

Quando feito em pessoas com calvície, o tratamento exige que o indivíduo raspe a cabeça para dar a impressão de que novos cabelos estão crescendo. Por esse motivo, é preciso que se pense bem antes de realizar o processo, pois ele exige alguns cuidados para que os efeitos sejam positivos.

Um desses cuidados deve ser tomado logo após a primeira sessão de Micropigmentação Capilar. É recomendado que se use shampoos neutros antissépticos e que se lave com água morna nos dias iniciais após o procedimento. Usar protetor solar, hidratar e proteger o couro cabeludo de outras formas também são hábitos indicados para quem procura ter resultados mais realistas e permanentes.

Funciona?

A Micropigmentação Capilar funciona para quem deseja disfarçar a calvície ou esconder cicatrizes no couro cabeludo, mas desde que o procedimento seja feito de forma correta. Como visto anteriormente, o número de sessões varia para cada caso, mas o processo pode ser bastante benéfico para quem procura aumentar a autoestima afetada pela falta de cabelo. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não causa muita dor, e o indivíduo sente, no máximo, um desconforto no momento da micropigmentação.

Veja alguns resultados extremamente positivos de quem realizou a micropigmentação com profissionais especializados e seguiu os cuidados exigidos:

antese depois 5

antes e depois

antes e depois 4

antes e depois 3

antes e depois 2

Depoimentos

Muitas pessoas já realizaram a Micropigmentação Capilar e, algumas delas, contaram suas experiências com o procedimento. Veja os relatos pessoais abaixo e conheça um pouco mais sobre essa técnica totalmente inovadora no Brasil:

Onde Encontrar?

Embora seja um procedimento novo no Brasil, a Micropigmentação Capilar já pode ser feita em algumas clínicas do país. Lembre-se de que a escolha do profissional deve ser feita com muito cuidado, e é preciso conhecer o trabalho e a higienização do local antes de realizar o processo. Além disso, procure tirar todas as dúvidas que tiver para não haver arrependimentos no futuro.

Preços

O tratamento completo, com todas as sessões incluídas, custa em torno de R$2.000 e R$6.000. Por se tratar de um procedimento quase definitivo e que dura em torno de 5 anos, a Micropigmentação Capilar pode ser uma boa escolha para quem procura economizar e ter resultados mais reais e duradouros do que outras técnicas para combater a calvície.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo