
Marmitas Fit
Para montar uma marmita fit, o importante é saber variar as opções. Assim, você não enjoa da comida e nem desliza na dieta.
Benefícios da Marmita Fit:
Os benefícios de preparar a comida em marmitas vão além de um cardápio equilibrado. No preparo, você usa alimentos mais frescos, saudáveis e nutritivos, em comparação às opções industrializadas. A quantidade limitada de comida no recipiente também acaba com a vontade de repetir a refeição depois de finalizar o prato.
Para a marmita seja – de fato – fitness, ela precisa ter os nutrientes equilibrados e em porções exatos. Os carboidratos devem ser integrais e as proteínas não devem apresentar gordura, utilizando apenas os cortes mais magros.
Os ingredientes mais encontrados nas marmitas fitness são:
- Arroz integral;
- Macarrão integral;
- Batata-doce;
- Batata inglesa;
- Peito de frango;
- Peixes;
- Legumes;
- Folhas verdes.
Como Montar?
Para compor a sua, a proporção é a seguinte:
½ parte com verduras e legumes + ¼ com proteínas vegetais e/ou animais + ¼ com carboidratos de baixo índice glicêmico.
Verduras e legumes: cenoura, tomate, alface, rúcula, beterraba, cebola, pepino, berinjela, abobrinha, chuchu, brócolis, couve-flor. São muitas as opções para compor um prato saudável e colorido. São ricos em carboidratos, fibras, água e vitaminas. Têm os nutrientes necessários para o organismo, além de aumentarem a sensação de saciedade.
Proteínas: podem ser de origem animal ou vegetal. Carne bovina, frango, ovo, peixe, feijão, soja, grão-de-bico são bons exemplos. Os benefícios incluem o ganho e manutenção de massa muscular, a reconstrução de tecidos lesionados, a regeneração da musculatura, o transporte de substâncias em todo o organismo, a regulação de hormônios. Além disso, as proteínas exercem um papel muito importante no sistema imunológico, podendo prevenir doenças.
Carboidratos: são a principal fonte de energia do organismo. Para quem quer emagrecer ou manter o peso, não entanto, é importante não exagerar no consumo. Evite os carboidratos refinados e aposte no arroz integral, nas massas integrais, na batata-doce e na mandioquinha.
Abusando da criatividade, você consegue montar marmitas variadas, combinando os alimentos certos e ainda economizando muito! As opções são muitas, então é bem difícil que você caia na rotina. Comer uma refeição saudável, feita em casa todos os dias não tem preço.
Exemplos de Marmita Fit:
Marmita Rápida
- Almôndegas + Arroz integral + Salada de cenoura ou vagem.
Prepare os legumes no vapor, sem utilizar óleo ou manteiga. Não frite a almôndega, mas engrosse-a com farinha de rosca ou mandioca. O arroz pode ser bem temperado, conforme a sua preferência.
Marmita para Lanches
- Wrap de frango.
Uma marmita não precisa ser apenas para almoço ou jantar. Nesse caso, o wrap de frango é uma opção saudável para matar a fome antes de uma aula, do treino da academia ou no intervalo do trabalho. Para fazer, coloque frango desfiado, alho, pimenta, sal e outros temperos em uma panela. Acrescente legumes como vagem ou tomate. Quando estiver cozido, coloque no wrap (ou pão sírio) junto com duas folhas de alface. Enrole e reserve. No caso do wrap, é importante armazenar por apenas dois dias na geladeira, para que não perca os nutrientes.
Marmita Leve e Oriental
- Frango xadrez light + Salada sunomono + Rolinho primavera assado.
Essa é uma boa opção para os dias de verão, por ser bem leve e refrescante. O rolinho primavera assado pode ser feito com repolho e carne moída cozido. O frango xadrez é temperado com shoyu e legumes, e a salada de sunomono conta com pepino, sal, vinagre e gergelim.
Marmita Fácil
- Filé de frango ou de peixe + Salada de repolho roxo + Abacaxi + Purê de batata-doce.
O abacaxi na salada de repolho é muito bom para a digestão. A proteína dará aquela sensação de saciedade durante toda o dia. O prato, aqui, é colorido e saudável.
Marmita Rica em Ômega 3
- Peixe grelhado + Arroz com vegetais e chia + Salada de arroz negro com aspargos e camarões.
Bem elaborada e leve, essa marmita fica sofisticada, refrescante e gostosa.
Marmita Vegetariana
- Hambúrguer vegetariano de quinoa + Pasta de grão-de-bico + Cenoura com molho especial.
O hambúrguer é simples e saboroso, assim como a pastinha de grão-de-bico. Para completar, a cenoura é finalizada com um molho de tahine, azeite, limão e sal.
Marmita Vegetariana Low Carb
- Muffin de ovos com cogumelos e espinafre + Floretes de couve-flor + Salada de repolho com maçã.
Os muffins são saudáveis e low carb, super fáceis de fazer. Os floretes vão no forno, e podem ser servidos com o molho de sua preferência. Já a salada, é refrescante e dá uma boa saciedade ao longo do dia.
Marmita Vegana Árabe
- Quibe de proteína de soja + Húmus de cabotiá + Tabula de quinoa.
Quem não consome carne mas adora a culinária árabe, vai amar essa marmita. O quibe é assado e feito com proteína de soja, bem temperado. O húmus é à base de abóbora cabotiá, enquanto o tabule de quinoa é super colorido e saboroso.
Fontes:
https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/185066
https://thefitword.com/category/lifestyle/