Marmitas Fit

Para montar uma marmita fit, o importante é saber variar as opções. Assim, você não enjoa da comida e nem desliza na dieta.

Benefícios da Marmita Fit:

benefícios marmita fit

Os benefícios de preparar a comida em marmitas vão além de um cardápio equilibrado. No preparo, você usa alimentos mais frescos, saudáveis e nutritivos, em comparação às opções industrializadas. A quantidade limitada de comida no recipiente também acaba com a vontade de repetir a refeição depois de finalizar o prato.

Para a marmita seja – de fato – fitness, ela precisa ter os nutrientes equilibrados e em porções exatos. Os carboidratos devem ser integrais e as proteínas não devem apresentar gordura, utilizando apenas os cortes mais magros.

Os ingredientes mais encontrados nas marmitas fitness são:

  • Arroz integral;
  • Macarrão integral;
  • Batata-doce;
  • Batata inglesa;
  • Peito de frango;
  • Peixes;
  • Legumes;
  • Folhas verdes.

Como Montar?

como montar uma marmita fit

Para compor a sua, a proporção é a seguinte:

½ parte com verduras e legumes + ¼ com proteínas vegetais e/ou animais + ¼ com carboidratos de baixo índice glicêmico. 

Verduras e legumes: cenoura, tomate, alface, rúcula, beterraba, cebola, pepino, berinjela, abobrinha, chuchu, brócolis, couve-flor. São muitas as opções para compor um prato saudável e colorido. São ricos em carboidratos, fibras, água e vitaminas. Têm os nutrientes necessários para o organismo, além de aumentarem a sensação de saciedade.

Proteínas: podem ser de origem animal ou vegetal. Carne bovina, frango, ovo, peixe, feijão, soja, grão-de-bico são bons exemplos. Os benefícios incluem o ganho e manutenção de massa muscular, a reconstrução de tecidos lesionados, a regeneração da musculatura, o transporte de substâncias em todo o organismo, a regulação de hormônios. Além disso, as proteínas exercem um papel muito importante no sistema imunológico, podendo prevenir doenças.

Carboidratos: são a principal fonte de energia do organismo. Para quem quer emagrecer ou manter o peso, não entanto, é importante não exagerar no consumo. Evite os carboidratos refinados e aposte no arroz integral, nas massas integrais, na batata-doce e na mandioquinha.

Abusando da criatividade, você consegue montar marmitas variadas, combinando os alimentos certos e ainda economizando muito! As opções são muitas, então é bem difícil que você caia na rotina. Comer uma refeição saudável, feita em casa todos os dias não tem preço.

Exemplos de Marmita Fit:

marmita fit exemplo

Marmita Rápida

  • Almôndegas + Arroz integral + Salada de cenoura ou vagem.

Prepare os legumes no vapor, sem utilizar óleo ou manteiga. Não frite a almôndega, mas engrosse-a com farinha de rosca ou mandioca. O arroz pode ser bem temperado, conforme a sua preferência.

Marmita para Lanches

  • Wrap de frango.

Uma marmita não precisa ser apenas para almoço ou jantar. Nesse caso, o wrap de frango é uma opção saudável para matar a fome antes de uma aula, do treino da academia ou no intervalo do trabalho. Para fazer, coloque frango desfiado, alho, pimenta, sal e outros temperos em uma panela. Acrescente legumes como vagem ou tomate. Quando estiver cozido, coloque no wrap (ou pão sírio) junto com duas folhas de alface. Enrole e reserve. No caso do wrap, é importante armazenar por apenas dois dias na geladeira, para que não perca os nutrientes.

Marmita Leve e Oriental

  • Frango xadrez light + Salada sunomono + Rolinho primavera assado.

Essa é uma boa opção para os dias de verão, por ser bem leve e refrescante. O rolinho primavera assado pode ser feito com repolho e carne moída cozido. O frango xadrez é temperado com shoyu e legumes, e a salada de sunomono conta com pepino, sal, vinagre e gergelim.

Marmita Fácil

  • Filé de frango ou de peixe + Salada de repolho roxo + Abacaxi + Purê de batata-doce.

O abacaxi na salada de repolho é muito bom para a digestão. A proteína dará aquela sensação de saciedade durante toda o dia. O prato, aqui, é colorido e saudável.

Marmita Rica em Ômega 3

  • Peixe grelhado + Arroz com vegetais e chia + Salada de arroz negro com aspargos e camarões.

Bem elaborada e leve, essa marmita fica sofisticada, refrescante e gostosa.

Marmita Vegetariana

  • Hambúrguer vegetariano de quinoa + Pasta de grão-de-bico + Cenoura com molho especial.

O hambúrguer é simples e saboroso, assim como a pastinha de grão-de-bico. Para completar, a cenoura é finalizada com um molho de tahine, azeite, limão e sal.

Marmita Vegetariana Low Carb

  • Muffin de ovos com cogumelos e espinafre + Floretes de couve-flor + Salada de repolho com maçã.

Os muffins são saudáveis e low carb, super fáceis de fazer. Os floretes vão no forno, e podem ser servidos com o molho de sua preferência. Já a salada, é refrescante e dá uma boa saciedade ao longo do dia.

Marmita Vegana Árabe

  • Quibe de proteína de soja + Húmus de cabotiá + Tabula de quinoa.

Quem não consome carne mas adora a culinária árabe, vai amar essa marmita. O quibe é assado e feito com proteína de soja, bem temperado. O húmus é à base de abóbora cabotiá, enquanto o tabule de quinoa é super colorido e saboroso.

Fontes:

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/185066

https://thefitword.com/category/lifestyle/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo