Maca Peruana

Você já ouviu falar da Maca Peruana? Essa raiz nativa das regiões andinas do Peru está conquistando seu espaço entre aqueles que procuram uma maior qualidade de vida. Suas propriedades medicinais são tradicionalmente utilizadas para aumentar a vitalidade e a libido, qualificando a maca peruana como um afrodisíaco e energizante natural. Além disso, é rica em fibras e nutrientes essenciais que contribuem para a manutenção da saúde e ainda podem ser um grande aliado no processo de emagrecimento.

O Que É MACA Peruana?

o que é maca peruana

Com o nome científico de Lepidium meyenii, a MACA PERUANA é um tubérculo da família do nabo, do repolho e do agrião. O formato se assemelha ao de um rabanete. Seu sucesso no âmbito da medicina natural se deve aos benefícios que ela pode trazer para a melhora da saúde física, mental e sexual. A maca peruana não é apenas um alimento nutritivo, mas que também pode ajudar na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Sua composição química apresenta os seguintes ativos:

  • Flavonoides: que são antioxidantes fundamentais para combater os radicais livres, protegendo o organismo do envelhecimento precoce e mantendo em equilíbrio os níveis de colesterol;
  • Taninos: também proporcionam vários benefícios devido à sua característica antioxidante;
  • Esteroides: ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle dos níveis de colesterol ruim;
  • Glicosídeos: são compostos com fins terapêuticos, analgésicos, laxativos e cardíacos.

Já sua composição alimentícia conta com:

  • Proteínas: essenciais para os músculos;
  • Carboidratos: muito importantes para a obtenção de energia;
  • Fibras: auxiliam no funcionamento intestinal;
  • Vitaminas B1, B2, B6, B12, C e E: são fundamentais para a produção de células e para o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Cálcio: age no fortalecimento e na manutenção óssea;
  • Ferro: ajuda a combater a anemia;
  • Selênio: é importante na prevenção de problemas cardíacos;
  • Fósforo: fortalece os ossos e os dentes;
  • Magnésio: melhora o desempenho físico;
  • Zinco: é essencial para o sistema de defesa do organismo.

Para que Serve a Maca Peruana?

para que serve maca peruana

Combate a diabetes:

A maca peruana diminui a velocidade de absorção de glicose pelo corpo, graças ao seu alto teor de fibras. Ela também inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão, evitando a liberação de grandes quantidades de insulina uma só vez.

Protege o coração:

Isso porque sua composição é rica em ômega 3 e ômega 9. Enquanto o primeiro tem efeito vasodilatador e regulador do colesterol, o segundo diminui as taxas de LDL e aumenta as taxas de HDL.  Os aminoácidos presentes na maca também estão envolvidos no controle de gordura no sangue e da hipertensão.

Previne a osteoporose:

100 gramas de maca peruana fornecem 150 mg de cálcio, fazendo com que seu consumo funcione como uma medida preventiva para evitar as doenças no futuro.

Auxilia no tratamento da anemia:

Nos mesmos 100 gramas de maca peruana, é possível obter 16.6 mg de ferro. Quando está em baixa no organismo, esse nutriente pode levar à anemia ferropriva. O ferro é fundamental para a síntese de células vermelhas do sangue e para o transporte de oxigênio no corpo.

Fortalece o sistema imunológico:

A maca funciona como um revigorante para o organismo, auxiliando na adaptação à condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.

Ameniza os efeitos da menopausa:

Ela alivia os sintomas comuns da menopausa, como as famosas ondas de calor. Isso sem os efeitos colaterais que os tratamentos químicos-hormonais disponíveis no mercado manifestam. A maca também vai trabalhar na diminuição da fadiga, na elevação da libido e lutar contra a desidratação da pele.

Ajuda no emagrecimento:

Sua grande quantidade de fibras pode ajudar no processo de emagrecimento. Isso porque elas aumentam a saciedade, controlando melhor o apetite. As fibras também contribuem para o bom funcionamento do intestino, reduzindo o inchaço na região abdominal. A maca favorece os níveis de energia, dando maior disposição para os treinos. Além de tudo, é pouco calórica: duas colheres de chá do pó de maca peruana possuem apenas 30 calorias.

A maca peruana também aumenta o desejo sexual, otimiza o ciclo menstrual desregulado, reduz problemas de fertilidade, melhora distúrbios hormonais, aumenta a libido e a sensação de bem-estar, reduz o cansaço e a fraqueza, trata os problemas de falta de concentração e energia, diminui os sintomas da depressão e reduz a ansiedade.

Aumentar a libido e a fertilidade são benefícios mundialmente conhecidos da maca peruana. Nos homens, ela protege contra fatores nocivos à fertilidade, podendo ajudar em casos de disfunção erétil e ainda aumentar a frequência das ereções. Já nas mulheres, a maca aumenta as chances de uma gravidez vingar.

Onde Encontrar MACA PERUANA?

onde comprar maca peruana

A MACA PERUANA é mais comumente encontrada em pó ou em cápsulas, nas farmácias e laboratórios de manipulação. A dose recomendada é de 400 a 100 mg ao dia.

Se você preferir consumi-la em pó, pode diluir em água ou suco. Também é possível misturar em outros alimentos, como vitaminas, saladas e pratos mais elaborados. Misturar a outras farinhas é uma boa opção, pois ela acrescenta um maior valor nutricional no preparo de pães, bolos ou panquecas.

As cápsulas são mais simples para quem não quer ter o trabalho de preparar o consumo da maca. Normalmente são recomendadas 3 cápsulas ao dia, antes das principais refeições.

No entanto, o uso muito contínuo da maca não é recomendado. Para potencializar os efeitos dela, o ideal é utilizar por determinados períodos e fazer pausas, intercalando-os.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar para o Topo