Gérmen de Trigo: Benefícios e Onde encontrar

O gérmen de trigo é o embrião do grão, onde ficam a maioria dos nutrientes do cereal. No processamento do trigo, o gérmen é retirado, mas ele tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que procuram uma alimentação mais saudável. É uma grande fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que freia o envelhecimento das células e ainda atua no sistema imunológico.

Benefícios do Gérmen de Trigo

gérmen de trigo

Além de ser rico em vitamina E, sua fórmula ainda oferece uma grande fonte de vitaminas do complexo B, gerando mais energia e regularizando o sistema digestivo. Também contém nutrientes como ácido fólico, vitamina K, potássio, ferro, zinco, cálcio, fósforo e selênio. Além disso, é rico em ômega 3, que regulam os níveis de colesterol bom e ruim, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

O gérmen de trigo é fonte de fibras, melhorando o funcionamento do intestino e promovendo saciedade. É rico em proteínas, mantendo os músculos saudáveis, reparando os tecidos danificados e regulando os níveis de energia no corpo.

Para as mulheres, o gérmen de trigo é ainda mais benéfico. Seu consumo regular ajuda a regularizar o ciclo menstrual, porque atua na produção de hormônios. Nas grávidas, o ácido fólico presente nesse alimento reduz as chances do feto desenvolver defeitos do tubo neural, como falha no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal.

Em resumo, o gérmen de trigo possui os seguintes benefícios:

  • É um poderoso antioxidante;
  • Auxilia na hidratação das células do corpo;
  • Essencial para manter a pele saudável;
  • Melhora a digestão e o funcionamento do intestino;
  • Ajuda a reduzir as toxinas do corpo;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  • Previne o câncer intestinal;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Mantém todo o sistema cardiovascular saudável;
  • Ajuda a reduzir o açúcar no sangue.

gérmen de trigo

Gérmen de trigo emagrece:

É um alimento funcional que pode ajudar no alcance desse objetivo. É claro que o gérmen de trigo não fará nada sozinho, mas incluí-lo na dieta trará muitos benefícios que poderão resultar na perda de peso. Isso porque ele contém uma quantidade muito boa de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e evitam picos de insulina no sangue, prolongando a sensação de saciedade. Além disso, é rico em proteínas, o que auxilia aqueles que praticam atividades físicas, por ajudar no ganho de massa magra.

No entanto, é preciso tomar cuidado porque o gérmen de trigo é um alimento calórico. Não deve ser consumido em excesso, por isso, tenha equilíbrio.

Gérmen de trigo faz bem para a pele:

Ele possui nutrientes antioxidantes e regenerativos, fazendo dele um aliado da beleza. Dessa forma, ele evita o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e é benéfico para quem sofre de dermatite, psoríase e eczema. O gérmen de trigo ainda alivia os danos causados por queimaduras solares, evita a acne, deixa a pele mais lisa e reduz as cicatrizes.

Para esse propósito, é recomendado na versão em óleo, encontrada em lojas de produtos naturais. Para usar, é só aplicar diretamente na pele. Para quem tem pele seca e rachada, o óleo de gérmen de trigo tem propriedades hidratantes.

Para os cabelos, o gérmen de trigo também pode ser utilizado, principalmente em quem sofre com fios secos e danificados. Ele é um poderoso hidratante natural, além de prevenir quedas e aparar pontar. Aplique no couro cabeludo e massageie bem, para ativar a circulação sanguínea e auxiliar no crescimento de cabelos e folículos saudáveis.

Como Consumir o Gérmen de Trigo?

gérmen de trigo onde encontrar

É muito fácil incluir o gérmen de trigo na alimentação. É um alimento bem versátil, e que pode complementar uma refeição de diversas formas. Tem um sabor bem suave, podendo ser usado em vitaminas e sucos. Também é possível adicioná-lo em massas de pães, bolos e pizzas, substituindo a farinha de trigo. Atente-se a não utilizar mais de duas colheres de sopa por dia, por causa do valor calórico do gérmen de trigo.

Contraindicações:

O gérmen de trigo tem glúten na sua composição, por isso, não deve ser consumidos por portadores da doença celíaca. Exceto nesses casos, o alimento é indicado para todos, inclusive para crianças.

Onde Encontrar o Gérmen de Trigo?

É muito fácil encontrá-lo. Em lojas online, supermercados e lojas de suplementos naturais, os preços costumam ser a partir de R$ 6,00 a cada 500 gramas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo