Exercícios para perder barriga

O maior pesadelo de quem está acima do peso normalmente é a barriga. A gordura abdominal localizada normalmente é uma das principais razões pela qual as pessoas começam a se exercitar em casa. Os benefícios de perder a barriga não são apenas estéticos. O acúmulo de gordura na região abdominal pode causar problemas cardiovasculares, respiratórios e de postura.

Confira a seguir os 8 melhores exercícios para perder a barriga. Alguns deles você pode até mesmo fazer em casa. São exercícios fáceis e que não deixam de exercitar os outros membros também, o que é essencial. O tempo para atingir os resultados desejados muda de pessoa para pessoa, pois cada um tem suas especificidades. Mas de uma coisa você pode ter certeza: com os exercícios a seguir você terá o corpo tão desejado e até mesmo uma barriga definida em pouco tempo!

1. Marcha Estacionária

marcha estacionária para perder a barriga

A marcha ou corrida estacionária consiste em simular uma corrida sem sair do lugar. É um ótimo exercício aeróbico, que ajuda inclusive a aquecer o corpo para os próximos exercícios.

Como fazer: utilizando um tênis e roupas confortáveis, simule uma corrida sem sair do lugar. Você pode praticá-lo apoiado em uma parede, por exemplo. Outra possibilidade é utilizar um elástico amarrando uma perna na outra, para aumentar a intensidade do exercício. Inicialmente, indica-se que você realize cinco séries com duração de três minutos cada.

Esse exercício ajuda a perder a barriga pois, em apenas uma hora de corrida estacionária, é possível a perda de até 600 calorias. Isso contribui para a perda de peso e, consequentemente, da gordura abdominal.

2. Abdominal Tradicional

abdominal para perder a barriga

Esse tipo de abdominal é um dos mais fáceis e acessíveis, pois é muito difícil uma pessoa não conseguir fazê-lo.

Como fazer: ele consiste em ficar deitado com as costas contra o chão, com as pernas flexionadas – joelhos posicionados para o teto e os pés de apoio no chão. Depois de assim se posicionar, você deve levantar a parte superior do corpo utilizando apenas a força dos músculos abdominais. Isso lhe fará ganhar massa muscular na barriga e substituirá a gordura abdominal por um tanquinho em pouco tempo.

3. Flexão de Braço

flexão para perder a barriga

Flexão de braço é um exercício muito benéfico que nunca cessa de trazer benefícios para nosso corpo, pois ele beneficia os iniciantes e também os mais avançados.

Como fazer: tome muito cuidado com o posicionamento das mãos, colunas e quadril para não se lesionar. Alinhe as mãos com o peitoral e abra-as de forma que os cotovelos consigam dobrar até 90 graus. Estes [cotovelos] devem estar voltados para fora. Cuide para não elevar ou abaixar muito o quadril. Ele deve estar na mesma altura do tronco. Os pés podem estar juntos com o corpo todo esticado, ou os joelhos podem estar apoiados no chão, o que pode facilitar o exercício. Depois de se posicionar, basta fazer o movimento de abaixar e levantar da flexão.

Esse exercício ajuda a perder a barriga pois trabalha diversos músculos, como os ombros, tríceps, abdômen, músculos dorsais e glúteos.

4. Abdominal Reverso

abdominal reverso para perder a barriga

O abdominal reverso é o contrário do abdominal tradicional.

Como fazer: com as costas contra o chão, levante as pernas, levemente flexionadas, em direção ao peito. É muito importante que você não toque com os pés no chão durante as repetições.

Esse exercício tem como função ajudar a trabalhar os músculos superiores da barriga. Além de reduzir a famosa “pochete”, ele garante também uma barriga completamente lisa!

5. Pular Corda

pular corda para perder a barriga

Esse exercício além de divertido, pode ajudar a perder a barriga sem sair de casa. Porém, tome cuidado! Pular corda é um exercício que requer mais condicionamento físico e coordenação. Portanto, se você não está acostumado, inicie devagar e vá aumentando a velocidade e duração com o tempo.

Como fazer: escolha um lugar seguro e pratique-o. O ideal é intercalar de dois a três minutos de corda com os exercícios musculares.

Pular corda ajuda a perder a barriga pois é um exercício aeróbico. Além disso, ele também ajuda na perda de peso e melhora seu condicionamento físico.

6. Bicicleta Imaginária

bicicleta no ar para perder a barriga

Esse exercício consiste exatamente em simular que está andando de bicicleta, mas no chão e de barriga para cima.

Como fazer: o exercício consiste em erguer as pernas e “pedalar no ar”. Pode parecer fácil, mas exige muita concentração.

7. Prancha

prancha para perder a barriga

Considerado um dos melhores exercícios para perder a barriga sem precisar sair de casa, a prancha é também considerado um exercício abdominal. Existem várias maneiras de realizar a atividade, o que pode facilitar ou dificultar o exercício.

Como fazer: para começar, coloque as duas mãos e cotovelos paralelos no chão (confira na imagem), da mesma forma que a ponta dos pés (que devem estar levemente separados), dividindo o peso do corpo entre estes quatro apoios. O movimento que você fará é semelhante ao da flexão, mas você não movimentará o braço. Este deve permanecer esticado com o corpo reto. O trabalho muscular se dará para manter o corpo na mesma posição.

Depois de estabilizar, você pode dificultar o exercício e fazer o movimento de bicicleta: levar o joelho em direção ao cotovelo contrário. É muito importante que você nunca deixe o abdômen relaxar.

Inicialmente, sustente o corpo nessa posição por 30 segundos e repita por cinco vezes. Gradualmente, vá aumentando o tempo de sustentação.

8. Agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais completos. Ele ativa grandes grupos musculares, mas você tem que cuidar ao realizá-lo, pois se feito de maneira incorreta pode causar lesões nos joelhos e na lombar.

Como fazer: seus pés devem estar paralelos, na mesma direção do quadril. Não deixe as pernas muito abertas ou fechadas. Projete o quadril para trás. Confira no vídeo abaixo como fazer o exercício corretamente:

O indicado é que você comece com três séries de 10 a 12 repetições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo