Dieta para emagrecer

Muitas pessoas vivem na luta contra a balança. Todos sabemos que alguns tem mais dificuldade que os outros para emagrecer. Outro fator importante é a saúde. Não podemos sair por aí fazendo dietas malucas e prejudiciais à nossa saúde. Para conquistar uma perda de peso saudável e duradoura, é importante investir em bons hábitos alimentares. Para isso, existem diversos tipos de dietas para emagrecer. Cada um utiliza métodos diferentes, de acordo com a finalidade desejada.

A seguir, conheça 5 dietas para emagrecer e avalie qual combina mais com você.

Dieta Low Carb

A Dieta Low Carb visa reduzir a quantidade de carboidratos consumidos. Normalmente, em uma alimentação convencional, de 50 a 55% do que ingerimos é carboidrato. Na Low Carb, consumimos de 5 a 45% do macronutriente. Sempre lembrando que a redução extrema (abaixo de 40%) de carboidrato, pode ter consequências graves para a sua saúde. Os carboidratos mais comuns no nosso dia a dia são o arroz, o macarrão, o pão e a batata.

Nessa dieta também defende que seja priorizado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, que a glicose é absorvida mais lentamente e por isso não há picos de glicose ou de insulina no organismo. Exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico são a batata doce e o arroz integral. Os alimentos integrais são grandes aliados da Dieta Low Carb.

Quando um carboidrato é consumido, ele tem a glicose que será utilizada pela célula para obter energia. Caso ele seja rico em glicose, ela é estocada em forma de gordura. Por isso a Dieta Low Carb emagrece, pois é rica em alimentos com baixo índice glicêmico.

A Dieta propõe uma pequena redução de carboidratos, ajudando a emagrecer. Com uma redução de 10% e com a melhora na qualidade da alimentação, a pessoa não terá apenas um bom resultado, mas também uma reeducação de hábitos alimentares!

Dieta dos Pontos

A dieta dos pontos classifica os alimentos com uma pontuação. Essa classificação tem como base as características de cada alimento, como valor calórico, nutrientes e teor de gorduras. Nessa dieta, não existem restrições alimentares, mas sim uma quantidade diária de pontos a serem distribuídos entre as refeições. Por isso, deve haver um controle do que foi consumido nas refeições e também qual a quantidade, para ser possível calcular quantos pontos foram gastos e quantos ainda poderão ser utilizados no decorrer do dia.

Essa dieta emagrece pois tem como objetivo fazer com que o consumo dos pontos seja inferior ao gasto calórico total de nosso corpo. Então, quando feita da maneira certa, a dieta pode ajudar a emagrecer, pois o organismo queimará as calorias estocadas para suprir suas necessidades diárias.

Dieta Dukan

A Dieta Dukan é um método emagrecedor desenvolvida pelo médico Pierre Dukan. Ela propõe o consumo de uma grande quantidade de proteínas e a redução da ingestão de carboidratos. Um pouco mais restritiva, a dieta disponibiliza uma variedade de 100 alimentos que podem ser consumidos nas fases de emagrecimento.

A dieta é dividida em quatro fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. As duas primeiras fases – ataque e cruzeiro – consistem na perda de peso, enquanto as duas últimas – consolidação e estabilização – existem para estabilizar o quanto de peso foi perdido. Clique aqui para saber mais sobre as fases da Dieta Dukan.

Dieta Paleolítica

A Dieta Paleolítica propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais, que se alimentavam de carne, frutos e sementes. A justificativa é de que essa é a alimentação para qual nosso organismo foi moldado. O objetivo inicial da dieta era tratar de doenças como a diabetes, distúrbios metabólicos, problemas de coração e obesidade, com a justificativa de que essas doenças são respostas de nosso corpo ao alto consumo de carboidrato, açúcar e alimentos processados.

A Dieta Paleo emagrece pois, assim como as outras que já citamos anteriormente, reduz o consumo de carboidratos. Ainda, a dieta também elimina o consumo de alimentos industrializados em geral (com glúten ou lactose), pois estes alimentos estão associados ao ganho de peso, aparecimento de inflamações, distúrbios endócrinos e metabólicos.

Dieta Detox

O principal objetivo da Dieta Detox é eliminar substâncias prejudiciais ao nosso organismo. Essas substâncias são consumidas através de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares e sal em excesso e gordura trans. Existem muitos tipos de Dietas Detox. A maioria sugere uma redução na quantidade de calorias consumidas, outras uma dieta a base de líquidos. Normalmente, ela dura pouco tempo, cerca de uma semana.

A Dieta Detox emagrece pois propõe uma redução na quantidade de calorias consumidas, fazendo com que a pessoa gaste mais energia do que consome. Além de emagrecer, a dieta elimina as substâncias prejudiciais ao nosso corpo e melhora a digestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo