Como controlar a vontade de comer doces

Para muitas pessoas, o maior desafio do emagrecimento são os doces. Se você é daqueles que não vive sem um docinho depois do almoço, come doces todos os dias e não consegue largar o vício pelas guloseimas, saiba que existem métodos para controlar a vontade de comer doces.

Comer doces o tempo todo pode ser, na verdade, uma compulsão alimentar. Além de engordar, os doces em excesso podem trazer problemas para saúde, como níveis de glicose alterados que levam a diabetes. O vício demora a ser percebido porque esse tipo de alimento libera sinais de prazer no cérebro, o que acaba fazendo com que o corpo sempre queira mais.

Comer um docinho de vez em quando faz bem pra todo mundo, entretanto, é preciso saber controlar essa vontade para prevenir a saúde e o excesso de peso. Por isso separamos algumas dicas para você aprender a controlar a vontade de comer doces!

Saiba 19 dicas para controlar a vontade de comer doces, diminuir o consumo e não engordar.

1- Diminua os Doces aos Poucos

Parar de comer doces de uma vez só, nunca deu certo. O corpo já está acostumado a comer um docinho e outro, ou seja, criou uma rotina. Cortar isso só vai dificultar ainda mais o processo de desprendimento, aumentando a necessidade e intensificando a compulsão. Por isso, o ideal é diminuir aos poucos. Por exemplo, se você costuma comer doces nos 5 dias da semana, comece diminuindo para 3 dias. Dessa forma é mais fácil do corpo, do organismo e do cérebro processar as mudanças e entrar na nova rotina alimentar.

2- Coma Doces com Ingredientes Naturais

Se a vontade for muito intensa, experimente algum doce com ingredientes naturais e mais saudáveis. Opte por aqueles preparados com a substituição de condimentos, como açúcar e farinha convencional. Dessa forma, mesmo comendo doce, você não vai agredir seu organismo com uma bomba calórica, além de diminuir as chances de engordar. Aposte nas Sobremesas Fitness para comer sem culpa.

Sobremesas fitness

3- Prefira Chocolate Meio Amargo

Você sabia que o chocolate amargo contribui para a saúde e para o emagrecimento? Esse tipo de alimento age como antioxidante e não contém açúcar. Ele também tem um gosto forte, sendo facilmente enjoativo e promovendo a saciedade rapidamente.

4- Coma Doces Alternativos

Doces saudáveis

Já ouviu falar que fruta também é sobremesa? Isso mesmo. Que tal deixar o chocolate de lado e optar por uma mistura de frutas, iogurte e granola? Esse tipo de alimentação, além de ser doce e promover a saciedade, vai contribui para sua saúde e melhora a boa forma. Por isso, uma boa alternativa para controlar a vontade de comer doces é substituindo os alimentos convencionais por misturinhas saudáveis.

5- Coma Frutas e Castanhas

As frutas e castanhas liberam glicose no sangue, fazendo com que se evite o consumo de doces mais calóricos. Dessa forma, além de contribuir para o emagrecimento, dribla o excesso do consumo de doces.

6- Esconda os Doces da sua Visão

Já reparou que sempre que você enxerga algum chocolate, sente vontade de consumi-lo instantaneamente? Para enganar o seu cérebro, mantenha-os longe da sua visão. A dica é deixá-los no fundo do armário ou no congelador. Dessa forma você até esquece que eles existem, não come tudo de uma vez só e já vai controlando a vontade de comer doces.

7- Mastigue Chicletes

Mastigar hortelã

Manter a boca ocupada também contribui para afastar a vontade de comer doces. Por isso, mastigue chicletes sem açúcar, hortelã, canela ou gengibre. Além de driblar o cérebro para não comer doces, esses alimentos liberam a serotonina, afastando estresse e ansiedade, o que reduz a compulsão por doces.

8- Nunca substitua Refeições por Doces

Uma alimentação equilibrada no almoço e no jantar condiz uma resposta metabólica muito mais equilibrada e saudável, diferentemente do que comer doces nesses momentos de refeição do dia. Deixar de se alimentar normalmente para comer doces provoca fome e compromete o estado físico e mental, além de desregular as taxas de calorias e funções do organismo.

9- Beba Chá

Benefícios do chá

Sabia que beber chá amargo contribui para inibir a vontade de comer doce e controlar o apetite? Isso acontece porque eles estimulam o pâncreas e diminuem a resistência a insulina. Experimente chá verde e de carqueja depois das refeições ou no lanche da tarde e perceba um melhor controle de apetite e saciedade.

10- Controle o Sal

Comer comidas muito salgadas, além de fazer mal para a pressão arterial, contribui para aguçar a vontade de comer doces. Por isso, controle o ingrediente no preparo da sua alimentação substituindo o sal de cozinha por ervas, pimentas e outros ingredientes mais saudáveis.

11- Aposte nos Carboidratos Complexos

Uma alimentação rica em carboidratos complexos como integrais, ricos em fibras, contribui para a boa forma, saúde e controle da compulsão por doces. Eles controlam o apetite, mantém a saciedade por mais tempo e promovem um equilíbrio alimentar.

12- Controle o Estresse

O estresse contribui para picos de ansiedade, o que acabam induzindo ao consumo de doces pela tranquilidade que trazem ao corpo. Isso acontece porque nesses momentos, o corpo produz menos serotonina e dopamina, as substâncias de prazer, bem-estar e saciedade, que serão buscadas em algum tipo de alimento, e o doce é a principal escolha de uma pessoa estressada que busca pelo relaxamento.

13- Coma Alimentos Ricos em Triptofano

Quais são os carboidratos complexos

O triptofano faz com que a serotonina seja produzida no organismo. Sem ela, o corpo mantém um déficit de bem-estar que provoca a ansiedade e o estresse, contribuindo para o consumo de doces em busca da sensação de relaxamento e tranquilidade. Os alimentos ricos em triptofano controlam todo esse processo, como exemplo, prefira aveia, canela, maçã, castanha-do-pará e grãos em geral. Além disso, prefira fazer uma alimentação que metabolize da forma correta e eficaz no seu corpo, como os ricos em magnésio, vitaminas do complexo B, cromo e outros.

14- Crie um Diário Alimentar

Criar um diário e um cardápio semanal ajuda a controlar o que se consome e a identificar quais os momentos propícios em que há o consumo de doces. Essa é uma técnica para entender o que provoca a vontade pelos alimentos ricos em açúcar, e assim buscar uma forma de diminuir o consumo.

15- Experimente Aromaterapia

Como fazer aromaterapia para compulsão alimentar

Uma alternativa bastante versátil é a aromaterapia. Algumas possuem um forte cheiro de chocolate, que provocam a saciedade e combatem a compulsão por doces, agindo também para suavizar o desconforto digestivo.

16- Tome Café da Manhã

O café da manhã é a principal refeição do dia. Quando você pula essa alimentação, é bem provável que o desejo por guloseimas aumente. Além disso, o café da manhã contribui para o rendimento e disposição do dia, que quando abalado, procura energia em fontes alternativas, como doces.

17- Escove os Dentes quando der Vontade de Comer Doce

Pessoa escovando os dentes

Escovar os dentes afasta a vontade de comer doce. Por isso, logo após as refeições faça a escovação assim que possível, isso contribui para evitar o desejo antes mesmo dele aparecer.

18- Prefira Comer Doces logo após as Refeições

As fibras presentes nos alimentos da refeição, como verduras e legumes, ajudam a absorver melhor o açúcar, eliminando-o do organismo e evitando picos de insulina. Dessa forma, também se combate o acúmulo de gordura abdominal. Além disso, por já estar saciado, provavelmente comerá menos doces do que está acostumado.

19- Prefira Comer Doces antes dos Treinos

Se você é adepto de academias e exercícios físicos como um todo, prefira o consumo de doces cerca de uma hora antes dos treinos. Isso faz com que a queima calórica seja feita facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo