Como acelerar o metabolismo

Sabia que sua falta de emagrecimento pode ser por conta do metabolismo lento? Muitas pessoas que estão fazendo dietas e relatam que não conseguem emagrecer, sofrem de metabolismo lento e nem sabem.

O emagrecimento não depende somente das calorias que uma pessoa consome, mas sim na forma como o organismo funciona, transformando calorias em energia e trabalhando para queimar gorduras. Um metabolismo que trabalha regularmente ajuda o corpo a processar os alimentos e transforma eles em energia para o dia a dia. Além disso, faz com que o gasto calórico seja mais intenso. Dessa forma é mais fácil perder peso.

Por isso, acelerar o metabolismo é um dos principais desejos de quem está em busca do emagrecimento. Metabolismo acelerado é sinal de queima de gordura mais rápida.

Para que isso aconteça é fácil: basta mudar alguns hábitos, principalmente na alimentação, para que o metabolismo acelere e passe a queimar mais calorias ao longo do dia.

Confira a seguir 20 dicas simples e práticas para acelerar o seu metabolismo e emagrecer mais rápido com saúde.

1- Faça Exercícios Cardiovasculares

Você sabia que os exercícios cardiovasculares ajudam a manter o metabolismo em pleno funcionamento? Os exercícios de alta intensidade, praticados por 45 minutos e três vezes por semana, ajudam a perder um quilo de gordura a cada duas semanas. Esse hábito ajuda o metabolismo acelerar e faz com que o corpo combine calorias gastas durante o treino com as que serão queimadas depois, continuamente.

2- Combine diferentes Atividades Físicas

As atividades físicas ajudam o corpo a entrar em uma rotina de aceleração do metabolismo imediatamente. Uma hora de atividade, de duas a três vezes na semana, já é o suficiente para sentir os benefícios no organismo e no corpo como um todo, que começa a queimar calorias e sentir um maior bem-estar. Nesse sentido, o ideal é misturar diferentes atividades, juntamente com a musculação, para trabalhar diversas partes do corpo e fazer com que ele passe a queimar calorias mais rápido, tonificando os músculos.

3- Faça Caminhadas

Fazer caminhadas ajuda na digestão e acelera o processo de queima de gordura. Por isso, aposte em alguns minutos de caminhada durante a semana regularmente, isso vai fazer o processo metabólico trabalhar de forma saudável, contribuindo para a boa forma.

4- Reduza os Carboidratos Processados

Os alimentos ricos em carboidratos processados, como arroz branco, massa e pão, contém açúcar e trazem calorias extras e gordura ao corpo. Além disso, não contribuem para a saciedade e dificultam o funcionamento do metabolismo. Por isso, aposte nos carboidratos complexos, mais saudáveis e ricos em fibras, como os integrais. Eles ajudam no processo metabólico e ainda afastam a fome por mais tempo, mantendo o corpo em nutrição.

5- Aumente a Ingestão de Proteínas

As proteínas ajudam na saciedade, evitando o consumo em excesso. Além disso, elas exigem um maior gasto de energia para serem digeridas, fazendo com que a pessoa se sinta mais cheia por mais tempo. Dessa forma, queima calorias mais rápido, pois a digestão da proteína aumenta a taxa metabólica de 15 a 30%. Por isso, aposte nas proteínas magras.

6- Beba Água

Beber água ativa o metabolismo e ainda ajuda e perder peso. Isso acontece porque a água não contém calorias e ainda pode afastar a fome. Além disso, não beber água faz com que o corpo se sinta mais cansado. Entretanto, é preciso evitar o seu consumo durante as refeições, pois dificulta a digestão. Nesse sentido, opte por beber água 30 minutos antes ou 30 minutos depois das refeições.

7- Tome Café da Manhã

Pular o café da manhã retarda o metabolismo, além de prejudicar como um todo o funcionamento do corpo perante as reações metabólicas. Isso acontece porque ao pular o café da manhã, o corpo diminui a capacidade de queimar gordura enquanto tenta conservar energia. Além disso, pulando essa refeição, você prejudica a disposição e acumula o consumo de alimentos na hora do almoço, por exemplo.

8- Nunca pule Refeições

Pular refeições, além de aumentar a fome, faz o corpo acreditar que não está recebendo comida o bastante, e que por isso deve armazenar “estoques” de calorias a mais quando é alimentado. Além disso, uma rotina alimentar com as devidas refeições em seus respectivos horários, mantém o açúcar no sangue de forma saudável e ajuda o metabolismo a funcionar corretamente.

9- Aposte nos Alimentos Integrais

Os alimentos integrais são ricos em fibras e ajudam na saciedade por mais tempo. Além de ajudar no bom funcionamento do metabolismo e contribuírem para o emagrecimento. Aposte no arroz integral, cevada, quinoa e aveia.

10- Coma Gorduras Boas

As gorduras são essenciais para o funcionamento do metabolismo, entretanto, é preciso estar atento para aquelas que são boas e amigas do corpo, que ajudam a limpar as artérias. Como exemplo estão: castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim, amêndoa, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol. Além de ajudar no processo metabólico, mantém a saciedade e ajudam emagrecer.

11- Dormir Mal faz o Metabolismo ficar Lento

Você sabia que o ganho de peso pode estar associado a noites mal dormidas? Além disso, dormir pouco contribui para a desaceleração do metabolismo. Por isso, aposte em uma rotina para dormir, estabelecendo as 8 horas de sono recomendadas, em um local calmo, silencioso e confortável, longe de celular e televisão ligada. Esse tipo de hábito ajuda o corpo relaxar e entrar em descanso facilmente, contribuindo para o bom funcionamento do organismo nesse período.

12- Combata o Estresse

Ficar estressado por um longo período de tempo faz com que o hormônio cortisol prive o corpo de queimar gordura, além de desacelerar o metabolismo, prejudicando o funcionamento do organismo em diversos aspectos. Por isso, aposte em métodos para afastar o estresse, como meditação, yoga, respiração, dentre outros. Além de relaxar o corpo e a mente, essas atividades contribuem para o funcionamento do metabolismo, do organismo como um todo e até para intensificar o processo de emagrecimento.

13- Coma Alimentos Picantes

Os alimentos picantes contém substâncias capazes de acelerar o metabolismo, além de queimar 10 calorias por refeição. Dentre as opções está a pimenta caiena, aumentando a temperatura do corpo e contribuindo para o bom funcionamento do metabolismo. Aposte em pequenas quantidades devido o sabor forte e picante.

14- Coma Canela

A canela acelera o metabolismo e traz inúmeros benefícios para saúde como um todo. Experimente adicioná-la nas refeições, substituindo o açúcar convencional.

15- Prefira Chocolate Amargo

O chocolate amargo contribui para acelerar o metabolismo, além de saciar facilmente devido o gosto marcante, levando poucas calorias ao corpo.

16- Tome Chá Verde

O chá verde contém catequinas, antioxidante que acelera o metabolismo. Tomar esse tipo de chá diariamente ajuda na digestão, no bom funcionamento do processo metabólico e na perda de peso.

17- Use Gengibre

O gengibre traz inúmeros benefícios para saúde como um todo e ainda mantém a ação emagrecedora no corpo, com a aceleração do metabolismo, facilitando a digestão e ajudando a emagrecer. Experimente acrescentá-lo em receitas ou colocando alguns pedacinhos na água.

18- Use Vinagre

Sabia que o vinagre contribui para a perda de peso? Ele melhora o processo metabólico e de digestão, além de manter a saciedade por mais tempo e queimar gorduras.

19- Coma Frutas Secas

As frutas secas são carboidratos do bem que aceleram o metabolismo, possuem grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de serem ricas em antioxidantes. Por conta de todos esses benefícios, contribuem significativamente para o processo metabólico e para o emagrecimento. Experimente misturá-las em saladas, iogurte e aveia.

20- Consuma Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos ajudam a queimar calorias e fazem o corpo metabolizar mais rápido. Aposte nas pimentas, café, chá verde, gojy berry e abacaxi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo