Clareamento Dental Caseiro

O clareamento dental caseiro pode ser feito com ou sem o acompanhamento de um dentista. Geralmente consiste no uso de um gel e de uma placa de silicone, que são colocados sobre os dentes e pode branquear os dentes em poucas semanas. O clareamento feito com um dentista sempre é o modo mais seguro, mesmo os de baixo custo. No entanto, há algumas opções de produtos e receitas naturais que também podem causar o efeito mais claro nos dentes. Veja no artigo a seguir quais são eles.

Como fazer Clareamento Dental Caseiro? Passo a passo:

clareamento dental passo a passo

Quando feito sob a orientação de um cirurgião dentista, o clareamento dental caseiro é feito com o melhor gel clareador para o seu caso. O molde de silicone deve ter o encaixe perfeito para os seus dentes e arcada dentária. Por isso, é preciso que ele seja feito sob medida.

Depois de adquirir o molde e todas as informações necessárias, o paciente inicia o tratamento no conforto de sua casa. O gel clareador precisa ser colocado em uma quantidade moderada no molde de silicone. A seguir, o molde deve ser encaixado, permanecendo nos dentes de uma a quatro horas por dia.

Para realizar o clareamento dental caseiro também é preciso obter orientação de um cirurgião dentista, esse profissional capacitado pode recomendar qual o melhor gel clareador usar e por qual tempo. Além do mais, o molde de silicone usado para o tratamento deve ter encaixe exato para os dentes e arcada, sendo assim, é necessário que ele seja feito sob medida nas clínicas odontológicas.

Após adquirir o molde e receber todas as orientações necessárias, o clareamento pode ser iniciado e feito em casa, pelo próprio paciente. O gel clareador indicado pelo dentista tem que ser depositado em quantidade moderada no molde de silicone, em seguida, o molde deve ser encaixado, permanecendo em contato com os dentes por um período de um a quatro horas por dia.

Os resultados já serão perceptíveis na primeira semana, mas é importante manter o tratamento até o final, conforme a recomendação profissional. Finalizado o período, o paciente deve procurar o dentista novamente.

Quais os produtos que podem ser utilizados?

Nos clareamentos dentais com a orientação de um cirurgião dentista, o profissional saberá orientar qual o melhor produto para o seu caso. As marcas costumam ser Potenza Bianco, Total Blanc, Whiteness Perfect, Easy White.

Outros métodos caseiros utilizam receitas naturais com bicarbonato de sódio, limão, morango, maçã e até vinagre.

Há também outros produtos que podem ser adquiridos em farmácias ou pela internet, como Whitemax ou MaxiBlanc.

O Clareamento Dental aumenta a sensibilidade?

clareamento dental caseiro sensibilidade

É normal que procedimentos como o clareamento causem sensibilidade por um tempo. Os produtos utilizados pelo cirurgião dentista são peróxidos, ou seja, são cáusticos por natureza. Por isso é tão importante que esses procedimentos sejam feitos com o acompanhamento de um profissional. Assim, ele poderá determinar o tempo de uso e o tratamento adequado para a sensibilidade.

Frequentemente, a sensibilidade é passageira e pode ser controlada. Principalmente quando conta com a orientação de um dentista, que pode avaliar corretamente a condição da gengiva e dos dentes do paciente.

Quanto tempo dura o Clareamento Dental? Quais as recomendações?

clareamento dental caseiro quanto tempo dura

O clareamento dental caseiro necessita de cuidados especiais, que podem evitar a irritação no esmalte dos dentes e diminuir o efeito colateral de sensibilidade. Durante o período do procedimento, é muito importante manter a higiene bucal: escove os dentes depois de toda e qualquer refeição. Infelizmente, é preciso evitar a ingestão de alimentos com probabilidade de manchar o esmalte dos dentes, como o café, o refrigerante de cola, os molhos escuros, o vinho, etc.

Há a possibilidade de surgirem manchas brancas nos dentes após as primeiras aplicações do gel clareador. Quando isso acontece, é porque as manchas já existiam, mas ficaram mais perceptíveis com o efeito clareador. Nesse caso, é preciso consultar um cirurgião dentista para iniciar um tratamento com íons de flúor no consultório odontológico.

Na maioria dos casos, o tratamento tem resultados muito positivos. Os clareamentos dentais caseiros costumam durar por até cinco anos, mantendo os dentes brancos e sem manchas. No caso dos fumantes, a duração é menor, e deve ser renovada de dois em dois anos.

Fontes:

http://dentalkobrasol.com.br/arquivosSGC/clareamento_dental.pdf

http://www.robrac.org.br/seer/index.php/ROBRAC/article/view/623

http://revistargo.com.br/viewarticle.php?id=367&layout=abstract

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar para o Topo