Chia

O que é CHIA?

A Chia é uma planta herbácea, pertencente à família das lamiáceas, juntamente com o linho e a sálvia. A planta surgiu no México. Há muitos séculos suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central.

Ultimamente, muitos especialistas vêm reforçando a importância do consumo da Semente de Chia para o organismo, pois ela contém ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes.

A CHIA (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com “salvia hispânica”. Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da Chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

vitamina de chia

A semente normalmente é consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas. Também encontramos muitas receitas com a chia. A quantidade de duas colheres de sopa é a ideal para o consumo diário. A chia contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, as gorduras consideradas benéficas para nosso organismo. Também é rica em ômega 3.

A SEMENTE DE CHIA possui alto teor de proteínas, na maior parte aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos por nosso organismo). Segundo a ANVISA, precisamos consumir aproximadamente 50 gramas de proteínas diariamente, considerando uma dieta de 2 mil calorias diárias. Ou seja, 25 gramas de chia contém 8% da proteína que necessitamos em um único dia.

A Chia também é uma grande fonte de fibras. Para você ter uma ideia, duas colheres de chia contém 8,6 gramas de fibras. Temos que consumir 25 gramas de fibras diariamente. Ou seja, uma porção de chia contém 34% das fibras que precisamos no dia.

Confira abaixo a porcentagem de nutrientes que a chia carrega (de acordo com uma dieta de 2000 calorias diárias):

  • 32% de magnésio;
  • 16% de zinco;
  • 15% de cálcio;
  • 13% do ferro;
  • 13% de vitamina B3 (niacina);
  • 12% de vitamina B1 (tiamina);
  • 3% de vitamina B2 (riboflavina).

Para que Serve?

A CHIA proporciona diversos benefícios ao nosso corpo. Confira alguns:

Ajuda a Emagrecer:

chia emagrece

Esse é o motivo pelo qual a Chia ficou famosa no meio fitness. A semente é uma boa aliada na perda de peso pois proporciona sensação de saciedade. As fibras presentes nela absorvem muita água, transformando-se em um “gel”. E você pode notar isso ao deixar uma porção de molho em um copo. As sementes irão inchar e soltar o tal gel. No nosso corpo, acontece da mesma forma. Ao entrar em contato com os sucos gástricos, as fibras se transformam nesse gel e aumentam a dilatação do estômago, dando sensação de saciedade e nos fazendo consumir menos alimentos.

Previne e Controla o Diabetes:

Além da semente de Chia ser rica em fibras, ela aumenta o tempo de liberação da glicose. Isso pode prevenir o diabetes tipo 2. Funciona assim: quando consumimos carboidratos, a digestão destes começa na boca e termina no intestino. Lá, partes maiores dos carboidratos são transformadas em diferentes tipos de açúcar (glicose, frutose e galactose).

Quando consumimos chia juntamente com as fontes de carboidratos, as fibras presentes na semente diminuem a velocidade que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino. Assim, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que a insulina (hormônio que transporta a glicose para as células) também seja liberada em pequenas doses. Com uma menor quantidade das doses de insulina em nosso organismo, evitamos uma condição chamada de “resistência à insulina”. Essa resistência acontece quando precisamos de uma quantidade maior do hormônio para que a mesma quantidade de glicose seja armazenada. Em longo prazo, favorece o aparecimento do diabetes tipo 2.

Regula o Colesterol:

A Chia é composta por aproximadamente 77% de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Estas gorduras reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL). Ainda abaixam os triglicerídeos. As fibras também têm efeito benéfico na diminuição da concentração de lipídios no sangue.

Outros Benefícios:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Fonte de cálcio;
  • Efeito desintoxicantes;
  • Protege o cérebro;
  • Pele e cabelos mais bonitos;
  • Efeito anti-celulite;
  • Fortalece a imunidade;
  • Boa fonte de ferro.

Onde Encontrar?

chia em cápsulas

Você pode consumir a Chia em diversas formas, como crua, triturada, em gel, óleo, ou na forma de cápsulas. Muitos Suplementos em Cápsulas contam com a CHIA em sua Fórmula.

Consumir a CHIA EM CÁPSULAS é a maneira mais prática de colocar esse alimento tão benéfico em sua rotina alimentar. A dica é que você procure os Sites Oficiais dos produtos, pois somente lá terá a garantia de estar comprando um produto Original, sem levar riscos à sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar para o Topo