Botox

O que é Botox?

O Botox, também conhecido como toxina botulínica, é produzido a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Para uso estético, ela é industrializada, purificada e usada em doses seguras. Quando aplicada, a toxina provoca relaxamento no músculo estabelecido.

Dessa forma, o botox começou a ser utilizado para suavizar rugas e linhas de expressão. Quando injetada na área desejada, a toxina botulínica bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para o músculos, impedindo a contração muscular. No entanto, esse bloqueio não é permanente. O organismo constrói novas vias de transmissão dos estímulos depois de um tempo, por isso o botox dura apenas, em média, de quatro a seis meses.

As rugas aparecem de forma natural, devido ao envelhecimento. No entanto, além da idade, outros fatores podem agravar ou até prematurar o desenvolvimento dessas linhas. A exposição solar inadequada, a má alimentação e o tabagismo são alguns desses motivos, e estão muito presentes hoje em dia. Por isso, a procura por procedimentos estéticos como o Botox estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Depoimentos

O botox é usado para questões estéticas. Normalmente, pessoas que estão insatisfeitas com sua aparência recorrem a esse procedimento para frear os efeitos do envelhecimento na pele. Veja alguns depoimentos sobre ele:

Para que Serve o Botox?

Além das questões estéticas, a toxina botulínica pode auxiliar também em questões de saúde, tratando e prevenindo algumas doenças. No que diz respeito à redução de rugas e linhas de expressão, o botox pode ser aplicado nas áreas da testa, entre as sobrancelhas e nos pés de galinha.

Outros casos em que a aplicação de toxina botulínica pode ajudar são:

  • Redução de rugas profundas na pele;
  • Controle do blefaroespasmo, condição em que os olhos insistem em fechar de forma vigorosa e descontrolada;
  • Redução da sudorese, em caso de hiperidrose ou bromidrose;
  • Correção do estrabismo ocular;
  • Controle o bruxismo;
  • Espasmos faciais, conhecidos como tique nervoso;
  • Diminuição da cefaleia tensional,
  • Redução da salivação excessiva;
  • Para promover um sorriso mais harmonioso, diminuindo a aparição da gengiva;
  • Controle da espasticidade em doenças neurológicas como a microcefalia;
  • Diminuição da dor neuropática;
  • Para relaxar uma contração muscular excessiva, devido ao AVC;
  • Diminuição dos tremores em caso de Parkinson;
  • Combate à gagueira;
  • Alterações na região da articulação temporomandibular;
  • Combater a dor lombar crônica e em caso de dor miofascial;
  • Para tratar incontinência urinária causada pela bexiga nervosa.

Como Fazer a Aplicação de Botox?

médico aplicando botox

Novamente voltando ao uso estético do Botox, sua aplicação é aconselhada em dois casos:

  • Para prevenção: dessa forma, paralisa a contração muscular e impede a formação de rugas pela movimentação muscular da área aplicada;
  • Para reparação: tirando a tensão da musculatura local e amenizando as rugas já existentes.

Comercializada em pó, a toxina botulínica é vendida em frascos. Por isso, é necessária a diluição da solução com soro fisiológico. Ao fazer a aplicação, você compra o Botox por frasco. Ele é injetado nas áreas a serem tratadas, com uma distância de 1,5 cm de um ponto para o outro. A aplicação é rápida e pode ter anestesia se preciso. Mesmo assim, é praticamente indolor.

É muito importante contar com um bom especialista na hora da aplicação, para que o resultado fique da forma mais natural possível.

Atente-se às contraindicações: o botox, como qualquer outro medicamento, é contraindicado para quem é alérgico a qualquer componente na sua formulação. Grávidas, lactantes, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias também devem evitar a substância.

Os resultados são notados dentro de dois a cinco dias após a aplicação. Eles permanecem estáveis dentro do prazo de quatro a seis meses.

A aplicação de botox é recomendada para qualquer idade adulta, dentro do bom senso. Pode ser utilizada como prevenção, dentro da expectativa e do resultado para cada idade.

Onde Encontrar o Botox?

mulher aplicando botox na região dos olhos

O botox deve ser feito exclusivamente em clínicas médicas, com um acompanhamento profissional de um cirurgião plástico, dermatologista ou esteticista. O procedimento é feito em consultório, injetando a substância nos pontos escolhidos pelo paciente.

É muito importante contar com um profissional qualificado e experiente, para saber como aplicar a toxina botulínica com harmonia no rosto, sem desfigurar os traços.

Preço do Botox

Os preços variam de acordo com a clínica e o médico. O frasco de botox pode variar entre 600 e 2000 reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo