Antes e Depois da Micropigmentação Labial

O que é Micropigmentação Labial?

A micropigmentação labial é um procedimento feito com o propósito de dar mais cor e ilusão de volume aos lábios. Conforme envelhecemos, é comum que a boca fique mais pálida ou arroxeada, o que pode incomodar e atrapalhar a harmonização do rosto. Assim, a micropigmentação atua no contorno dos lábios, deixando-os mais definidos.

Ela dá cor e revitaliza os lábios, com um resultado muito natural. A boca fica com uma aspecto mais “vivo”. Assim, a micropigmentação labial serve para preencher e corrigir assimetrias e imperfeições do contorno e do interior do lábio. É importante lembrar também que, com a idade, perdemos as marcações do lábio, deixando-o com aspecto mais esbranquiçado.

Devido ao grande crescimento da técnica, cada vez mais efeitos diferentes estão sendo criados. O efeito batom simula a aparência dos lábios maquiados, graças aos pigmentos corretos tanto no contorno quanto na região interna dos lábios. Já o efeito gloss imita um aspecto mais “molhado”.

Para quem quer um efeito mais natural e suave, o efeito aquarela é o escolhido. É um preenchimento de fora para dentro, com um efeito degradê que promove a aparência de lábios naturais. O full lips é outro método, muito usado por celebridades, que deixa os lábios com aspecto mais cheio e volumoso, sem aplicação de ácido hialurônico.

Antes e Depois: Depoimentos

Para que Serve a Micropigmentação dos Lábios?

O processo é quase o mesmo feito nas sobrancelhas. A cliente escolhe a cor que desejar dentre os variados tons, que vão desde os rosados até os mais vermelhos. O projeto é feito pelo profissional com um lápis de boca, antecipando um pouco como ficarão os resultados.

Então, com a ajuda de um dermógrafo – um aparelho elétrico que é utilizada em todas as técnicas de micropigmentação – o profissional começa o processo, fazendo um tipo de “tatuagem semi-permanente” nos lábios. O procedimento segue com a cor desejada e o formato já definido anteriormente com a cliente.

A micropigmentação labial não é apenas utilizada em casos com fins estéticos. Ela também pode ajudar em casos de fibroses e outras condições, inclusive após a cirurgia de reparação de lábio leporino. A técnica corrige imperfeições e marcas na região da boca.

Como Fazer?

mulher fazendo procedimento de micropigmentação labial

Com anestesia local, a micropigmentação labial é quase indolor. Ela atinge apenas as camadas mais superficiais da pele, podendo acontecer apenas um desconforto temporário durante a sessão. Os lábios ficam com efeito natural e pode durar até dois anos.

Antes do procedimento, é preciso ter algumas precauções: os lábios devem estar hidratados, sem lesões de herpes e outras doenças na região. É muito importante que não esteja ressecado. Por isso, a recomendação é apostar em hidratantes e protetores labiais com FPS, que além de evitar rachaduras e ressecamento na boca, também protegem a pele da região do sol.

Depois do procedimento, se atente aos cuidados:

  1. Não retire as casquinhas. Isso fará com que a cicatrização ocorra da melhor maneira possível;
  2. Não use batom na primeira semana;
  3. Mantenha a região sempre limpa e hidratada;
  4. Use hidratante labial com filtro solar. Mesmo a luz das lâmpadas pode causar riscos para a pele.

O procedimento pode levar até 3 horas, em média, dependendo do tempo utilizado para o contorno dos lábios. O retoque é feito após 30 dias, levando até 1 hora. A duração da micropigmentação costuma levar até dois anos, mas depende bastante dos cuidados tomados e até de fatores genéticos.

O processo de cicatrização pode levar até sete dias para ser realizado por completo. É possível notar bastante inchaço nos primeiros dias, o que é totalmente normal e esperado. Não se preocupe. Siga bem as recomendações do profissional durante o período de cicatrização, com bastante paciência. Logo, o resultado será visível.

Nas primeiras 24 horas, faça leves compressas com um algodão umedecido em água mineral. Repita o processo de duas em duas horas. Tome bastante cuidado com as casquinhas que se formam: elas não devem ser retiradas para que a cicatrização seja eficaz.

Na primeira semana é terminantemente proibido o uso de batom, porque ele pode interferir no processo de cicatrização. Evite qualquer produto que não tenha sido indicado ou liberado pelo seu profissional.

Nos primeiros trinta dias, é importante evitar a exposição ao sol. A região estará sensível, por isso é imprescindível o uso de pomadas e hidratantes labiais com proteção solar. Isso também evita que área fique seca.

antes e depois da micropigmentação labial

Dicas:

Existem alguns cuidados que você pode ter para fazer sua micropigmentação durar mais. Veja alguns deles:

  • Evite tomar bebidas muito quentes, como chimarrão e café. Espere amornar para não provocar maior sensibilidade no local;
  • Evite contato direto do lábio com comidas e bebidas cítricas. Utilize canudinho ou garfo quando for consumir qualquer alimento do tipo;
  • Evite contato direto com comidas muito gordurosas ou salgadas. Isso pode acabar ressecando ou engordurando a superfície dos lábios. Para que eles fiquem protegidos, tome bastante cuidado com esses alimentos;
  • Evitar fumar. Os componentes tóxicos do cigarro e seu contato direto com o lábio podem alterar a cor da região;
  • Abuse da manteiga de cacau, diariamente. Ela formará uma barreira para manter os lábios protegidos contra inflamações e fatores externos.

Onde Encontrar?

A micropigmentação labial deve ser feita apenas por profissionais qualificados, em clínicas especializadas. Pesquise bastante sobre o local e o micropigmentador, procure conhecer o trabalho e determine se os resultados estão dentro das suas expectativas.

Lembre-se que a micropigmentação tem restrições para grávidas, lactantes, diabéticos não controlados, pessoas com lesões na boca e sensíveis a algum dos componentes da pigmentação.

O pigmento utilizado é feito à base de glicerina, e sai após dois anos.

Preços

Os preços variam bastante de acordo com o profissional e o local escolhido para fazer o procedimento. Lembrando que é muito importante escolher com cuidado, conhecer o trabalho anterior do micropigmentador e verificar se ele corresponde as suas expectativas. O valor desembolsado para fazer o procedimento pode variar entre 600 reais e 1800 reais.

Mesmo que o preço seja um pouco salgado, a micropigmentação labial vale a pena para quem perde horas se maquiando, ou está sempre à procura de melhorias na estética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo